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Situação de emergência

RGE atualiza informações sobre o fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul    
 
Equipe RGE trabalhando para reestabelecer energia

São Leopoldo, 17 de maio de 2024, às 17h - A sequência de chuvas desde 29 de abril causou danos severos também na rede de distribuição de energia da RGE. A empresa informa o impacto das enchentes nos seus 381 municípios da área de concessão, números atuais da falta de energia e as ações diárias realizadas pela empresa.

 

eletricistas com caminhão na lama
Principais destaques :   


• De acordo com atualização da Defesa Civil do Estado, 461 municípios foram impactados, dos quais 366 estão na área de concessão da RGE. No pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas; 71 cidades já foram religadas. Neste momento, parte do município de Boqueirão do Leão da área de concessão, cuja parte área rural é atendida pela RGE, ainda está desligado e 5 cidades estão parcialmente desligadas por solicitação das autoridades, por questão de segurança. 
• Cidades parcialmente desligadas por alagamento: Canoas, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Esteio.
• Já foram substituídos mais de 484 transformadores e trocados ou aprumados mais de 3.141 postes, nas áreas onde as águas já baixaram.   
• Neste momento, são 123,2 mil clientes interrompidos, 4% do total de clientes, sendo as regiões mais afetadas: Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo. No pico do evento foram 315,2 mil clientes interrompidos. 
• A empresa disponibilizará unidade móvel para o primeiro atendimento itinerante nessa segunda-feira, 20, em Muçum. O atendimento estará disponível em frente à Prefeitura Municipal, das 10h às 17h.  
•  A RGE segue mobilizada com quase 6 mil colaboradores incluindo eletricistas, técnicos, engenheiros, TI e todas as áreas de suporte da empresa.   
• Os principais problemas de deslocamentos e reconstrução das redes envolvem grandes deslizamentos de encostas em estradas vicinais. Estamos atuando em conjunto como poder público municipal, para que na medida em que os acessos forem restabelecidos, possamos recuperar as redes.

eletricistas acessando local de barco

DESAFIOS  

A RGE trabalha para normalizar o fornecimento no menor tempo possível. No entanto, há desafios importantes a serem superados. Os principais são bloqueios de estradas estaduais e federais (141 em todo o Estado), que impedem o tráfego de veículos leves e pesados, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos, e áreas alagadas, onde não se sabe exatamente a dimensão dos danos e não há como religar a energia por segurança.   
Mesmo com todas essas dificuldades, a RGE segue totalmente mobilizada para restabelecer o fornecimento de energia, respeitando as condições técnicas e de segurança.  

ALERTA DE SEGURANÇA - A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
 

Situação de Entrega de Contas 

Devido aos bloqueios e quedas de barreira nas estradas do RS, excepcionalmente no mês de maio/24 as contas de energia poderão chegar com atraso.  A RGE postergou o vencimento das contas entregues com atraso para 31/05/2024.

Você pode pagar a conta que você recebeu. Caso você já tenha pago, não se preocupe, pois não haverá cobrança de multa, juros e encargos!

Para ter mais praticidade, clique aqui  e cadastre-se para receber sua conta por e-mail.

Caso não tenha recebido sua conta, pegue a 2ª via clicando aqui ou pelo WhatsApp:

WhatsApp RGE

 

 

Em caso de falta de energia, fale com a RGE através de um dos canais de atendimento:

SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350
Site: www.rge-rs.com.br    
App: CPFL Energia   
Call Center: 0800 970 0900