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Quer pedir uma nova ligação de energia elétrica e não sabe como?

Nesse guia rápido você vai tirar todas as suas dúvidas relacionadas a solicitação de ligação nova, montagem do padrão de entrada e também os possíveis tipos de tensão elétrica que a sua unidade consumidora pode ter.

  • PADRÕES DE ENTRADA
  • Montar padrão
  • Dados e documentos
  • Preparar local
  • Vistoria e Prazos
  • SOLICITE JÁ
Como escolher meu padrão de entrada?

Como escolher meu padrão de entrada?

Escolha o seu padrão de entrada de acordo com o seu perfil de consumo.
Como escolher meu padrão de entrada?

Como realizar a montagem do padrão?

Compre o seu padrão de entrada e os components que fazem parte dele e instale o padrão de entrada.
Como escolher meu padrão de entrada?

Solicitando a Ligação Nova em um dos nossos canais

Informe o padrão de entrada que você escolheu e instalou, enviando as informações e documentos necessários.
Como escolher meu padrão de entrada?

Envio e validação de documentos, o que é necessário ter em mãos?

A RGE irá validar os seus documentos.
Como escolher meu padrão de entrada?

Vistoria e Execução, entenda os nosso prazos

Deixe tudo pronto para a visita da equipe técnica. A RGE realizará a vistoria e ligação.
Como escolher meu padrão de entrada?

Recomendações gerais para a sua nova instalação

GUIA LIGAÇÃO NOVA

Por que preciso
de uma nova ligação?
Como funciona?
Por que preciso de uma nova ligação? Como funciona?

Você veio ao lugar certo para saber como se tornar o mais novo cliente da RGE. Este processo é conhecido como ligação nova.

É importante ter em mente que ele envolve uma série de informações e serviços que precisam ser coordenados pela RGE em conjunto com Você.

Para tornar-se nosso cliente, basta seguir estas 9 etapas

Aqui você conhecerá o passo a passo para conectar seu imóvel a rede elétrica da RGE!
  • Você
  • RGE
  1. Escolha o seu padrão de entrada de acordo com o seu perfil de consumo
  2. Compre o seu padrão de entrada e os componentes que fazem parte dele
  3. Instale o padrão de entrada
  4. Solicite a nova ligação, informe o seu padrão de entrada instalado e envie as informações e documentos
  5. A RGE validará seus documentos
  6. Deixe tudo pronto para a visita da equipe técnica
  7. A RGE realizará a vistoria e ligação
  8. Se necessário, faça os ajustes apontados na vistoria
  9. Realizamos a ligação e instalamos o medidor
Caso o imóvel esteja a mais de 30 metros do poste de energia, teremos que realizar um serviço de extensão da rede para que você consiga receber a energia no seu imóvel.
Clique no botão abaixo e faça o download de nossa cartilha completa.
Baixe a cartilha aqui

    Como escolho meu padrão?

    Escolha o tipo de ligação que melhor atende o seu uso de energia. É importante escolher, com atenção, os equipamentos elétricos que você irá adquirir, bem como a voltagem "tensão" de cada um deles.

    Confira abaixo os tipos existentes de tensão de fornecimento.

    Monofásico 220 V
    Baixo consumo, atende locais com poucos equipamentos elétricos que consomem até 15 kW.
    • Chuveiros monofásicos (220 V)
    • Eletrodomésticos monofásicos de menor potência
    Bifásico 120 V e 380 V
    Médio consumo, ligação comum para locais com mais equipamentos elétricos que consomem de 15 kW a 25 kW com 2 fases (tensão 220 V e 380 V).
    • Chuveiros bifásicos (220 V)
    • Eletrodomésticos bifásicos
    • Motores bifásicos
    • Até 2 unidades de ar-condicionado
    Trifásico 220 V e 380 V
    Maior consumo, ligação para locais de maior carga e mais equipamentos de 25 a 75 kW.
    • Motores trifásicos (ex.: piscinas)
    • 3 ou mais unidades de ar-condicionado
    • Cargas especiais

      O que é padrão de entrada?

      Agora, escolha o tipo de padrão de entrada. Não sabe o que é padrão de entrada? É o famoso "postinho" colocado na frente da sua residencia ou empresa. Ou seja: é a estrutura que faz a conexão entre a sua residencia e a rede da RGE, através de cabos que conduzem a energia, variando conforme o tipo de tensão e a categoria escolhidos no passo anterior.
      1
      Rede RGE
      2
      Sua instalação
      3
      Padrão de entrada
      4
      Medidor RGE

      Exemplo de um padrão com entrada aérea.
      Existem outros formatos de padrão, como, por exemplo, o subterrâneo.

      Tipos de Caixa e padrão multi para comprar

      Padrão Multi
      Em seguida, escolha um dos tipos de padrão de entrada - ou de caixa para instalação - do medidor de energia. Você pode instalar o Padrão Multi, disponível para venda com todos os componentes já instalados, ou optar por instalar caixas em alvenaria - adicionando os componentes separadamente.
      Caixa de Policarbonato
      Caixa Tipo II de Aço
      Caixa Tipo III de Aço

      Componentes necessários para ligação

      1
      Suporte para medidor
      2
      Cabos de Entrada para Ligação de Medidor
      3
      Cabos de Saída do medidor para Ligação no Disjuntor
      4
      DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) para proteger seus equipamentos
      5
      Disjuntor

      De acordo com a categoria escolhida anteriormente, os seguintes componentes devem ser adquiridos e instalados junto com seu padrão de entrada e precisam ser instalados corretamente.

      Um profissional qualificado pode ajudar nisso.

        Instale o padrão e os componentes

        Pronto! Agora você já pode providenciar a compra e instalação com um profissional qualificado. A instalação devera estar de acordo com o padrão técnico exigido. Somente após isto você poderá fazer o pedido de ligação nova. Veremos em mais detalhes à frente no item: Solicitando Ligação Nova.
        1
        Tampa de medição
        2
        Suporte para medidor
        3
        Medidor: Você não precisa se preocupar com o medidor, a RGE irá instalar
        4
        Tampa de proteção
        5
        DPS, ou dispositivo de proteção contra surtos (para proteger seus equipamentos)
        6
        Disjuntor

        Onde instalar o padrão de entrada

        O padrão de entrada deverá ser sempre instalado na divisa entre a propriedade e a calçada. Confira o exemplo:

          Envie suas informações para RGE

          Escolheu um canal para entrar em contato? (site, 0800 ou atendimento presencial)

          Basta enviar:

          Endereço completo da ligação
          Endereço de e-mail
          Número de telefone
          6 opções de data para o vencimento da conta
          Uma selfie segurando um documento com foto. Pode ser CNH, CPF ou RG. Veja instrução
          Cartão CNPJ original (emitido dentro dos últimos 6 meses). Contrato social original, documento official com foto em mãos. Se o solicitante não constar no contrato social como um representante legal, além dos documentos citados, deverá apresentar um procuração simples
            A RGE irá analisar os documentos anexados no site e encaminhará para a equipe responsável pela ligação. Você receberá uma confirmação no seu e-mail
            A selfie com o document com foto deve estar nítida (com boa qualidade)
            Seu rosto deve estar de frente para a câmera, sem boné, óculos ou outros objetos que possam atrapalhar a qualidade da imagem
            A selfie deve ser tirada de um celular ou webcam. E o fundo deve ser o mais neutro possível
            Na selfie, você deve estar com o document em mãos ao lado do rosto
            Selfie pronta? Envie para o site servicosonline.cpfl.com.br
            Não aceitamos print de tela, foto de redes sociais ou fotos sem o document em mãos.

              Deixe o local pronto para a ligação

              Nossa equipe precisa encontrar o seu endereço para a visita. Para isso, precisamos da sua atenção aos seguintes itens:
              1
              O eletricista RGE deverá ter livre acesso ao local de instalação quando estiver na sua residência ou empresa.
              2
              Coloque uma placa de numeração visível e que facilite a identificação do imóvel.
              3
              Evite qualquer possível empecilho, como, por exemplo, deixar portões trancados, materiais de obra empilhados ou outros que possam atrapalhar a aproximação até o padrão de entrada.
                A equipe da RGE irá até seu imóvel verificar se o padrão foi montado corretamente. Se tudo estiver certo, a RGE realizará a ligação da sua unidade consumidora, de acordo com os prazos abaixo. Se algo não estiver certo, a equipe de campo informará quais os ajustes técnicos necessários. Se preferir, pode consultá-las no site (rge-rs.com.br) em "Meus Pedidos" ou através do nosso Call Center.
                Área Urbana
                Até 5 dias úteis para vistoria e ligação.
                Área Rural
                Até 5 dias úteis para vistoria e ligação.
                  A RGE encontrou algo fora do esperado? Você será comunicado sobre a recusa, devendo providenciar os ajustes em seguida. Confira como.
                  Se estiver no local, no momento da ligação, a equipe de campo irá notificá-lo e explicar os ajustes técnicos necessários.
                  Depois de fazer os ajustes, não precisa gerar outro pedido. Basta reprogramar a nota atual através do Call Center ou no site (rge-rs.com.br) em "Reprogramação de Nota de Serviço".
                  Consulte as notificações no site (rge-rs.com.br) em "Meus Pedidos" ou através do nosso Call center.
                  Só será necessário gerar um novo pedido caso algum dado esteja errado (exemplos: número da casa, fase incorreta, bairro incorreto, entre outros).

                    Bem-vindo à RGE

                    Tudo de acordo? Agora faremos a ligação do seu imóvel na rede elétrica conforme a categoria que você definiu; dessa forma, poderá usar imediatamente a energia elétrica.

                    Fique atento ao recebimento da conta de energia impressa ou digital, no endereço cadastrado por você, em até 5 dias úteis antes da data de vencimento escolhida na solicitação da nova ligação. No site da RGE (rge-rs.com.br), você pode acompanhar a emissão da conta, entender seu consumo de energia e pedir diversos serviços.

                    Observação: a primeira conta pode ser emitida entre 15 e 47 dias depois do pedido de ligação.

                    Desfrute de todos os benefícios que a energia elétrica oferece a todos e, se precisar falar conosco, entre em contato pelo Whatsapp (51) 99955-0002, ou pelo nosso aplicativo CPFL Energia.

                      É necessária obra para viabilizar a sua ligação? Fique atento aos prazos máximos de conclusão das obras.

                      Em alguns casos, será necessário fazer uma obra na rede para atender com qualidade sua ligação. Fique atento aos prazos máximos de conclusão das obras. Esses prazos podem ser alterados se houver algum motivo (abaixo) impedindo a obra. Em todo caso, a RGE irá atendê-lo o mais rápido possível.
                      Prazos da RGE:
                      • 60 dias, obras simples (maioria dos casos), quando se tratar exclusivamente de obras na rede de distribuição de energia até 2.300 V (aérea), incluindo a instalação de transformador de distribuição e seus acessórios.
                      • 120 dias, obras de média complexidade, quando se tratar de obras de até um quilômetro em redes até 69.000 V.
                      • Demais situações, os prazos serão informados após estimativa do time técnico da RGE.
                      Motivos passíveis de suspensão dos prazos de obras:
                      • Informações incompletas sob sua responsabilidade.
                      • Caso não obtenha a licença, autorização ou aprovação da autoridade competente (por exemplo, secretarias de Trânsito ou de Urbanismo, DER, concessionárias de rodovias ou órgãos ambientais).
                      • Caso não obtenha a servidão de passagem ou via de acesso necessária à execução dos trabalhos, ou em casos não previstos de força maior ou contingência.

                        Sabia que, a cada 10 solicitações, 2 pedidos de instalação são recusados?

                        Siga as dicas abaixo para que a sua nova ligação aconteça sem imprevistos.
                        • Tenha certeza de que seus dados estão corretos no cadastro feito com a RGE;
                        • Confira se o seu endereço não está incorreto ou indefinido;
                        • Fique atento para que sempre haja alguém no imóvel quando solicitar a instalação (no caso de imóveis com portão fechado);
                        • Mora em condomínio? Deixe a portaria avisada de que você pediu para a RGE ligar sua energia;
                        • Verifique se nossa equipe consegue ter acesso à caixa de medição para a vistoria e ligação;
                        • Só solicite a ligação após ter o padrão construído no local, para não haver recusa e precisar entrar com o pedido novamente;
                        • Verifique se a fiação está completa e instalada corretamente;
                        • Verifique se a caixa de medição não está instalada de forma invertida.