
ANEEL homologa revisão tarifária para clientes da RGE
O efeito médio para todos os consumidores, considerando alta e baixa tensão, será um aumento de 12,39% a partir de 19 de junho
A RGE, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 381 municípios do Rio Grande do Sul, informa que a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o reajuste tarifário anual (RTA) da concessionária, que entra em vigor a partir do dia 19 de junho de 2025.
O efeito médio total nas tarifas para este ano foi de aumento de 12,39% para todos os consumidores, sendo 8,06% para a alta tensão e 14,14% para baixa tensão, em média. Para clientes residenciais, o reajuste será de 14,11%.
Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera a atualização de custos com a compra de energia (geração), com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica (única parte gerenciável pela RGE), assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.
Os principais fatores que levaram a esse resultado foram o aumento dos custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o aumento dos custos relacionados à compra de energia de Itaipu, o impacto da variação acumulada do IGP-M, em 7% e, principalmente, a recomposição de 30% do diferimento tarifário de 2024. No ano passado, a Aneel atendeu um pedido da empresa para diferir o reajuste, em razão dos impactos das enchentes para os consumidores.