Entre com seu login

Não é cliente?

Cadastre-se

Poda ou remoção de árvore em imóvel particular

Recebeu uma notificação? Vamos explicar tudo para você.

O que é uma notificação de necessidade de poda ou remoção de árvore em imóvel particular?

Essa notificação é um aviso sobre a existência de vegetação inadequada que representa um risco iminente de interferência na rede elétrica, podendo ocasionar acidentes graves, curto-circuito, incêndio, entre outros.
O comunicado informa sobre a necessidade de procurar um profissional capacitado para avaliar e realizar a poda e remoção da vegetação próxima ou em contato com a rede elétrica do seu imóvel.

Qual é o objetivo da notificação?

O cliente é notificado para que, no prazo máximo de 30 dias corridos após o recebimento da notificação, busque um profissional habilitado para avaliar e realizar a intervenção na vegetação.
Caso não seja contratado o profissional, o destinatário será responsabilizado por eventuais danos à rede elétrica.
 

Como ajudar

Todos podem contribuir com o processo, assim que identificar árvores próximas da rede elétrica, informar o responsável e repassar as orientações importantes sobre os papeis e responsabilidades no manejo de vegetação, pois de acordo com a ANEEL a responsabilidade é do particular e prefeituras, inclusive podendo ser responsabilizado por eventual dano a rede elétrica.

Além disso, você também pode ajudar com outros pontos:

• Antes de plantar ou podar árvores, consulte os órgãos responsáveis de seu município, a legislação ou guia de arborização urbana. Buscar informação é a melhor forma de começar a contribuir com a segurança da população.

• Se você for realizar o plantio próximo ou sob as redes elétricas, opte por espécies de pequeno porte (que atinjam uma altura menor ou igual a 6 metros). Assim, quando alcançar sua fase adulta, ficará longe da fiação elétrica e em harmonia com o ambiente urbano.

• Exemplos de espécies de pequeno porte para plantio sob redes: Chal Chal, Araçá, Canudo de Pito, Chapadinha, Guaçatonga, Embiriçu-Mirim, Caroba, Resedá, Ipê Mirim.

• Exemplos de espécies de médio e grande porte que atingem altura maior do que 6 metros: Sete copas (chapéu de sol), Jacarandá, Flamboyant, Ficus, Sibipiruna, Araucária, Palmeiras, etc.

• Seja consciente, procure se informar antes de realizar plantios próximos às redes elétricas. Assim, você contribui com a segurança de todos.
 

Confira os vídeos da ANEEL sobre o tema:

    Durante a última visita, foi identificada a existência de vegetação próxima à rede elétrica no interior do seu imóvel, sendo necessária a poda ou remoção para evitar riscos à segurança.

    Busque junto à prefeitura e aos órgãos ambientais do seu município a autorização para que um profissional capacitado avalie e realize o serviço de poda, deixando a vegetação o mais distante possível da rede elétrica.

    A RGE conta com o seu apoio nessa ação preventiva de segurança.

    As prefeituras municipais são responsáveis pelo manejo de vegetação e poda preventiva de espaços públicos (ruas, avenidas, parques etc.). Cabe a prefeitura planejar, implantar e fiscalizar a arborização urbana, definindo as espécies adequadas para o plantio e a convivência em harmonia com a infraestrutura das cidades, incluindo a rede elétrica.

     As administrações municipais têm o papel de executar o manejo e as podas necessárias para o crescimento das árvores e a segurança da população. Essas medidas garantem também a qualidade do fornecimento, pois previnem toques acidentais na rede e ocorrências de interrupção durante os temporais, por exemplo.

    Caso a árvore ou vegetação esteja em terreno particular (residências, comércios ou indústrias), a responsabilidade pela poda é do proprietário do imóvel. Neste caso, a orientação é para que seja contratado um serviço especializado e devidamente licenciado, que obedeça a todas as normas ambientais e de segurança.

    A distribuidora de energia atuará em situações emergenciais e pontuais em que a vegetação esteja em contato com a rede elétrica para garantir o correto fornecimento de energia elétrica.

    Se necessário intervenção imediata, em virtude de faiscamentos ou vegetação tocando na rede elétrica, nos avise por aqui.

    A notificação é preventiva e válida para árvores que estão próximas ou em contato com a rede elétrica.

    Toda árvore que possa ter contato com a rede merece atenção especial e deve ser mantida com podas periódicas e preventivas.

    Em casos em que a equipe da RGE realizou a poda antes de emitir a notificação ou a vegetação em si ainda não atinja a rede elétrica, basta que o proprietário do imóvel mantenha a vegetação podada e longe da fiação elétrica.

    Lembrando que a RGE é responsável por atuar em situações emergenciais e pontuais para garantir o correto fornecimento de energia elétrica.

    Caso a única vegetação existente e próxima a rede de energia elétrica seja de reponsabilidade do vizinho, pode desconsiderar a notificação.

    Se não existir árvore ou vegetação na propriedade, pode desconsiderar a notificação.

    A RGE não incida profissionais para realizarem a poda, fica a critério do cliente notificado escolher um profissional de sua confiança.

    É necessário buscar junto a prefeitura e aos órgãos ambientais do município a autorização para que a avaliação e poda seja realizada por um profissional capacitado.

    Nunca realize podas de árvores próximas à rede elétrica, o choque pode ser fatal. A RGE atuará em situações emergenciais, como faiscamentos para garantir o fornecimento seguro da energia elétrica.

    Nos avise por aqui