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Dúvidas Frequentes

Confiram os serviços e dúvidas mais frequentes abaixo:



Possuo contas de energia em atraso, como sou informado deste débito?

A informação é feita através de uma mensagem de aviso de vencimento que vem impresso na próxima conta de energia.

O Reaviso de vencimento de contas encaminhado em sua conta de luz concede o prazo de 15 dias corridos para pagamento para que não ocorra a suspensão do fornecimento de energia elétrica. Este prazo estabelecido no Reaviso é definitivo e não poderá ser prorrogado. Caso o pagamento seja efetuado dentro do prazo, não haverá risco de suspensão de fornecimento. Após o pagamento dentro do prazo do reaviso, não é necessário entrar em contato para avisar a quitação.

Pagar a conta após o vencimento do reaviso, tem risco de corte?

​Sim, após o vencimento do reaviso, é recomendado manter a conta no local para apresentação ao eletricista.

Como emitir a segunda via?

Se você perdeu ou não recebeu a sua conta de energia, solicite rapidamente a segunda via de conta em nosso site. Em poucos passos, você poderá gerar um arquivo digital e realizar uma impressão sem custo adicional. Caso queira receber uma nova via da conta em sua residência, também poderá solicitá-la através deste serviço.

Segue o link do serviço

Não tenho condições em efetuar o pagamento da conta. É possível a CPFL parcelar essa conta?

O pagamento das contas preferencialmente deve ser quitado à vista. Não sendo possível, deve-se comparecer a uma agência de atendimento presencial para analisarmos a possibilidade de parcelamento.
Somente o titular poderá solicitar esta análise ou responsável com procuração, e o mesmo deverá trazer os seguintes documentos:

Pessoa Física: CPF, RG e comprovante de residência.
Pessoa Jurídica: CNPJ, CPF, RG, comprovante de residência.

Encontre a agência de atendimento mais próxima na área de "Atendimento a Consumidores" em nosso site: Acesse aqui

Como a CPFL localiza meu imóvel?

​A maneira mais rápida da CPFL localizar seu imóvel é através do SEU CÓDIGO que está na parte interna da sua conta, na tarja laranja, ao lado do 0800.
O código também pode ser localizado no campo "Esqueci meu código" no link: servicosonline.cpfl.com.br

Por que é necessário alterar a responsabilidade do imóvel para o novo morador?

Para a CPFL o responsável pelo consumo e utilização da energia de um imóvel é o titular da conta de energia. Por isso é de grande importância manter esses dados sempre atualizados. A atualização dos dados na conta de energia é uma segurança de que somente estarão em seu nome as contas geradas durante sua responsabilidade, ou seja, durante o período que for o titular da conta de energia elétrica.

Para realizar a transferência de titularidade acesse aqui

Ao sair do imóvel devo retirar da minha responsabilidade a conta de energia?

Sim, se vai sair do imóvel orientamos que efetue o pedido de desligamento da energia elétrica, para evitar transtornos com terceiros.
A CPFL irá efetuar o desligamento da unidade em campo e encerrar a relação contratual. Ressaltamos também que para encerrar a sua relação contratual sem pendências deverá ser quitado todos os débitos.

Posso alterar a data de vencimento da minha conta? Onde?

Sim, é possível alterar a data de vencimento da conta, desde que nos últimos 12 meses, nenhuma alteração tenha sido realizada. O canal mais rápido para alterar o vencimento da conta é o site. Acesse aqui

Qual o prazo para atender a solicitação de Ligação Nova?

Se não houver necessidade de análise técnica o prazo será:

Área urbana: Atendimento em até 5 dias úteis, sendo 3 dias úteis para vistoria do padrão e de 2 dias úteis para efetivar a ligação.

Área rural: Até 10 dias úteis, sendo 05 dias úteis para Vistoria do Padrão e 5 dias úteis para efetivar a ligação."

Se houver necessidad e de análise técnica, o cliente será comunicado, em até 10 dias úteis, sobre o valor e prazo para execução da obra.
Para solicitar o serviço de ligação nova, acesse aqui

Posso solicitar uma ligação em meu nome se o imóvel possui débitos em nome de terceiros?

Sim. O pedido de ligação pode ser efetuado, mas a liberação só ocorrerá após o envio e a análise de documentos que comprovem a não responsabilidade do cliente pelo débito.

Qual é o prazo para ocorrer o desligamento da instalação?

​O prazo de atendimento é de até 2 dias úteis.

Onde registro o pedido de reparo de mau funcionamento de iluminação?

O pedido pode ser registrado em nosso site, tanto para mau funcionamento de iluminação pública, como para lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas durante a noite e também para iluminação instável.

 

Caso a iluminação fique em praças públicas, viadutos ou passarelas, a responsabilidade pela manutenção é da Prefeitura da sua cidade.

Atenção: nem todas as cidades da área de concessão possuem a manutenção da CPFL, sendo assim de responsabilidade do município.


Acesse aqui o serviço para consultar a disponibilidade.

Como consultar débitos?

​É possível consultar débitos em nosso site, acesse aqui

Como faço para solicitar uma nova ligação de energia elétrica para meu imóvel?

Para registrar este serviço, certifique-se que tenha em mãos a relação completa dos aparelhos que serão instalados no imóvel e que a montagem do padrão de entrada (postinho, caixa, disjuntor, fios instalados, ART quando houver necessidade entre outros) esteja concluída e o livre acesso até o padrão de entrada para instalação do medidor.

Também é necessário que exista rede a menos de 30 metros do postinho e que o número esteja fixado (recomenda-se sempre placa de ferro ou madeira presa no postinho pintado com tinta óleo).

Observação: Não é aceita a identificação com material não resistente ao tempo.

A primeira vistoria da ligação é gratuita.
Quando existir a recusa do pedido, na regularização da solicitação, é cobrada taxa de vistoria de acordo com a fase do cliente.

Informações e documentos necessários para solicitação:

PESSOA FÍSICA
» Nome completo do responsável
» Original do CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal)
» RG, Órgão Emissor e UF (ou outro documento oficial com foto)
» Data de nascimento
» Estado civil
» Endereço do local a ser ligado
» Atividade a ser exercida no imóvel
» Metragem da área construída do local
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Endereço da entrega de conta, caso seja diferente da unidade a ser ligada
» Telefone para contato e e-mail se possuir

Importante: Os documentos originais devem ser apresentados em um dos s seguintes locais:

» Agências de atendimento
» Credenciados CPFL Total
» Local da instalação (para o eletricista no momento da ligação)

PESSOA JURÍDICA
» Razão Social e Nome Fantasia
» CNPJ
» Data de Início da Atividade
» Número da Inscrição Estadual (exceto para atividades com características autônomas)
» Endereço do local a ser ligado
» Atividade a ser exercida no imóvel
» Metragem da área construída do local
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Endereço da entrega de conta, caso seja diferente da unidade a ser ligada
» Telefone para contato e e-mail se possuir

A solicitação deste serviço pode ser efetuada em um dos nossos canais de atendimento.

Como e onde posso solicitar o desligamento de instalação?

Pessoa Física: Poderá ser solicitado no site, 0800 ou agências de atendimento

Pessoa Jurídica: A solicitação de desligamento definitivo (CNPJ) deve ser solicitada em uma de nossas agências de atendimento.

Para solicitar o serviço em nosso site, acesse aqui

Para encontrar a agência de atendimento mais próxima na área de "Atendimento a Consumidores", acesse aqui