Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia participa do ciclo de conferências do Fronteiras do Pensamento com programação em São Paulo e Porto Alegre

Escrito por:

CPFL Imprensa   18/02/2013

​Pelo terceiro ano consecutivo, a CPFL Energia participa como uma das patrocinadoras do Fronteiras do Pensamento, seminário internacional que propõe o diálogo entre as diferentes áreas da cultura e do conhecimento, com conferências em São Paulo e Porto Alegre. Nesta temporada, a CPFL Cultura, que até então promovia encontros especiais em São Paulo, amplia sua atuação também em Porto Alegre. 

O escritor peruano Mario Vargas Llosa (Prêmio Nobel de Literatura) abre a 3ª edição em São Paulo, no dia 17 de abril, no Teatro do Complexo Ohtake Cultural. O lançamento da programação (oito encontros em São Paulo e dez em Porto Alegre) será no próximo dia 20.
 
O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento. Com uma série anual de conferências, abre espaço para o debate e a análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro, apresentando pensadores, cientistas e líderes que são vanguardistas em suas áreas de pesquisa e pensamento.
 
Temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo ocupam o palco do Fronteiras, que tem como valores básicos o pluralismo das abordagens e o rigor acadêmico e intelectual de seus convidados. Desta forma, o projeto busca avaliar tendências, aceitando a provocação destes que são, hoje, alguns dos mais renomados pensadores em atuação no mundo, constituindo uma linha interdisciplinar de pensamento.
 
Em seus sete anos de existência, o Fronteiras do Pensamento conta com mais de 100 conferências realizadas para milhares de espectadores. Segundo seu curador Fernando Schüler, o Fronteiras “quer trazer para o debate temas imprescindíveis, dando aos espectadores uma visão real dos próximos 10 ou 20 anos, nas diferentes áreas contempladas”.
 

Parceria

Em 2012, a parceria CPFL Energia / Fronteiras do Pensamento resultou na gravação de um programa especial do Café Filosófico CPFL em Campinas, com o filósofo e professor britânico Simon Blackburn, e na gravação de duas entrevistas exclusivas - uma com o economista indiano Amartya Sem (Prêmio Nobel de Economia) e outra com o crítico literário e historiador Tzvetan Todorov.

Em 2011, foram dois programas especiais do Café Filosófico, em Campinas - um com o pensador e crítico literário americano Fredric Jameson e outro com o filósofo francês Luc Ferry. Além disso, realizou um especial com o sociólogo Edgar Morin, em São Paulo, e uma entrevista exclusiva em Leeds, norte da Inglaterra, com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, conhecido mundialmente por seu conceito de modernidade líquida.

Tags: