Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Vacaria recebe a 15ª Campanha de Repovoamento da Araucária

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   13/06/2017

Vacaria, 14 de junho de 2017 – Para fomentar o repovoamento de uma das árvores símbolos do Rio Grande do Sul, a Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, lança, nesta quarta-feira, a 15ª Campanha de Repovoamento da Araucária. O evento de lançamento do projeto, às 10h, na Câmara de Vereadores da cidade. A Campanha é realizada pela distribuidora em parceria com Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS). Nesta edição da campanha, serão doadas 20 mil mudas de Araucária.

Nesse ano, a campanha irá priorizar o plantio das Araucárias nos Campos de Cima da Serra. A partir de Vacaria, as cidades que compõem esta microrregião Estado serão beneficiadas com a doação de 20 mil mudas.

O consultor de Meio Ambiente da RGE, Fabrício Steffens, diz que o principal objetivo da concessionária é conscientizar a população sobre a importância e benefícios de se preservar a espécie. “A Araucária é uma espécie fundamental para o ecossistema da região, por isso a importância de mantermos uma Campanha exclusiva para o aumento da sua presença em nossas paisagens”, explica Fabrício.

A Campanha de Repovoamento de Araucárias é realizada por meio de parceria entre RGE e SEMA desde 2002 e já fez plantio de 1 milhão de mudas da espécie. 

A araucária é predominante nas regiões norte e nordeste do Estado, se estendendo ainda por Santa Catarina, Paraná e pequenas áreas de São Paulo e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul é de extrema importância para a biodiversidade regional e, após servir como madeira fundamental para o desenvolvimento econômico e ter seu fruto, o pinhão, difundido como alimento desde o período da colonização do Estado, a espécie foi quase dizimada e conta, atualmente, com políticas protecionistas rígidas.

Além da Campanha de Repovoamento de Araucárias, a RGE possui uma extensa lista de ações ambientais, com foco na reintrodução de árvores raras e nativas, arborização urbana, desenvolvimento de arboretos, reflorestamento e educação ambiental em áreas indígenas, entre outros. As ações já renderam o reconhecimento da concessionária por meio de prêmios importantes na área, como o Prêmio Expressão de Ecologia, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente.
 
Tags:
    rge; campanha; reflorestamento; repovoamento; meio ambiente; vacaria; rio grande do sul