Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Tiradentes do Sul recebe a 14ª campanha da RGE Plante Árvores Nobres nesta quarta-feira

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   05/06/2017

Tiradentes do Sul, 6 de junho de 2017 – O município de Tiradentes do Sul, localizado na Região Noroeste do Estado, é a sede da 14ª Campanha Plante Árvores Nobres da Rio Grande Energia (RGE). A concessionária do Grupo CPFL Energia inicia, nesta quarta-feira, dia 7 de junho, a distribuição de 45 mil mudas de 12 espécies nobres e raras à comunidade do município e de cidades vizinhas. O evento de lançamento da campanha acontece às 10h, no Ginásio de Esporte Municipal.

O projeto da RGE acontece em parceria com a SEMA (Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) por meio do DBIO (Departamento de Biodiversidade), com apoio da prefeitura municipal. 

Na lista de árvores nobres estão Cerejeira, Angico Vermelho, Uvaia, Guabijú, Ipê da Serra, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Louro, Cedro, Caroba, Grápia, Cabreúva e Canjerana. As espécies foram escolhidas por se tratarem de árvores raras, típicas da flora regional da metade norte do Estado e que tiveram seu ambiente natural reduzido com o desenvolvimento urbano e agrícola.

Segundo o Consultor Ambiental da RGE, Fabrício Steffens, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da manutenção das áreas verdes e desenvolver a cultura de valorização do meio ambientes nas novas gerações. “O principal objetivo é o de valorizar espécies arbóreas raras e nobres, nativas do Estado do Rio Grande do Sul. Com essa campanha, que chega a sua 14ª edição, agregamos mais elementos a nossa herança genética da flora regional, contribuindo com todo ecossistema”, afirma Steffens.

A campanha, além de aumentar a presença destas espécies no Estado, também fomenta a economia uma vez que os agricultores que receberem as mudas também podem se beneficiar com o plantio. “Os produtores rurais serão contemplados com uma alternativa de renda nas suas propriedades, por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa, desde que os plantios sejam registrados junto às Agências do Departamento de Biodiversidade da SEMA”, explica.

A Campanha Plante Árvores Nobres é realizada pela RGE e SEMA/RS desde 2003. Até a edição do ano passado, haviam sido entregues 462 mil mudas de espécies nativas em cidades da área de concessão da companhia.

Além da Campanha Plante Árvores Nobres, a RGE possui uma extensa lista de ações ambientes, com foco no reflorestamento de araucárias, arborização urbana, desenvolvimento de arboretos, reflorestamento e educação ambiental em áreas indígenas, entre outros. As ações já renderam o reconhecimento da concessionária por meio de prêmios importantes na área, como o Prêmio Expressão de Ecologia de 2015, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a premiação ambiental mais relevante da Região Sul do país.
Tags:
    rge; meio ambiente; campanha; doação; repovoamente; árvores nobres; tiradentes do sul