Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE triplica distribuição de lâmpadas de LED aos clientes em 2017

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   23/11/2017

Caxias do Sul, 24 de novembro de 2017 – Quase 15 mil residências da área de concessão da Rio Grande Energia (RGE) foram contempladas com a distribuição de lâmpadas de LED neste ano. A ação integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária e visa implantar, junto aos moradores, práticas de consumo mais eficientes, baratas e ecologicamente mais corretas. Em 37 municípios, a RGE distribuiu 59.963 lâmpadas de LED, quase três vezes mais que as 21.236 do ano passado, que atenderam 15 municípios. Foram R$ 1,9 milhão investidos na compra e distribuição das lâmpadas em 2017.
 
O propósito da RGE é substituir lâmpadas menos eficientes, como as fluorescentes, pelas de LED, que possuem vida útil de cerca de 25 mil horas, ou seja, duram mais de dois anos se ficarem ligadas de maneira ininterrupta. Elas também são até 90% mais econômicas que as antigas. Além de fazer a doação das novas lâmpadas, a RGE faz o recolhimento das unidades antigas e as encaminha para o descarte adequado. Durante as visitas, as famílias também recebem materiais explicativos sobre o tema Eficiência Energética e dicas sobre como utilizar a energia elétrica de forma mais adequada.
 
A energia economizada com as lâmpadas de LED distribuídas em 2017 pela RGE serviria para abastecer cerca de 1.260 residências por um ano, o que equivale a abastecer todos os clientes de Campina das Missões por 12 meses. Elas também evitam a emissão de 405,16 toneladas de CO² na atmosfera. A substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED também é importante quando levamos em consideração o aquecimento do ambiente. As incandescentes aquecem muito, enquanto as de LED são frias. Isso se reflete numa temperatura ambiente mais estável, o que permite uma menor utilização do ventilador e ar condicionado.
 
Em Cruz Alta, por exemplo, as lâmpadas foram distribuídas em setembro. Em uma das entregas, o depoimento da senhora emocionou a equipe que fazia a entrega dos equipamentos e mostrou o valor deste projeto nas comunidades. “Tenho duas lâmpadas funcionando em casa e, com essa crise, a gente tem que priorizar as coisas. Eu vou ao mercado, mas não consigo comprar lâmpadas. Vocês resolveram meu problema”, resumiu a aposentada cruzaltense.
 
Segundo Odair Deters, Analista de Eficiência Energética da RGE, é importante que gradativamente as lâmpadas mais antigas sejam substituídas pelas que contenham tecnologia LED. “A distribuição de lâmpadas de LED é uma das ações que desenvolvemos junto aos clientes para que, juntos, tenhamos uma melhor eficiência energética, ou seja, para que aproveitemos mais e melhor a energia elétrica que temos à nossa disposição”, ressalta Deters. Ele afirma, ainda, que quatro unidades são distribuídas por residência e se espera que a partir disso o morador se motive a trocar as lâmpadas dos pontos restantes da casa.
 
A RGE investiu R$ 16,2 milhões em ações de eficiência em 2016 nos municípios de sua área de concessão. O valor é 43,3% superior ao aplicado em 2015. As iniciativas proporcionaram uma economia de 5.982 MWh/ano no consumo de energia elétrica. O total economizado é capaz de abastecer 2.770 residências durante 12 meses. O consumo inteligente de energia faz bem para o bolso e também para o meio ambiente porque evita a emissão de 13,38 toneladas de CO2 na atmosfera.
 
Municípios beneficiados com lâmpadas de LED – 2017
 
1 – Bento Gonçalves
2 – Cachoeirinha
3  - Campina das Missões
4 – Canela
5  - Casca
6 - Catuípe
7 - Caxias do Sul
8 - Cerro Largo
9 - Cruz Alta
10 - Dezesseis de Novembro
11 - Erechim
12 - Eugênio de Castro
13 - Farroupilha
14 - Gravataí
15 - Igrejinha
16 - Parobé
17 - Planalto
18 - Porto Lucena
19 - Redentora
20 - Rolador
21 - Roque Gonzales
22 - Santo Cristo
23 - São Nicolau
24 - São Pedro das Missões
25 - São Pedro do Butiá
26 - São Valentim
27 - São Valério do Sul
28 - Sete de Setembro
29 - Severiano de Almeida
30 - Tenente Portela
31 - Tiradentes do Sul
32 - Três Coroas
33 - Três de Maio
34 - Tupãncireta
35 - Ubiretama
36 - Vacaria
37 - Vitória das Missões

Tags:
    rge; assessoria de imprensa; lâmpadas led; doação; área de concessão; rio grande do sul