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Parte da área atendida pela RGE é afetada por temporal que atingiu RS nesta quarta

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Assessoria de Imprensa   09/12/2015

Caxias do Sul, 10 de dezembro de 2015 - O temporal, acompanhado de fortes ventos, que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde quarta-feira prejudicou o fornecimento de energia em alguns pontos área de concessão da RGE. A região mais afetada foi as Missões. Dos 1,4 milhão de clientes atendidos pela empresa, 55 mil ficaram ficam sem luz no horário mais crítico, quando a chuva e vento atingiram alimentadores e a rede de transmissão. O número representava 3,9% do total de consumidores atendidos pela companhia. No final da manhã desta quinta-feira, 6 mil clientes estavam com o abastecimento prejudicado, o que representa 0,4% de todos os consumidores da distribuidora.  

O temporal já era monitorado desde o começo da semana pelo Centro de Operações da RGE e, por isso, a concessionária contava com reforço no número de equipes de campo. A força dos ventos derrubou postes e danificou a rede em alguns municípios das Missões, Planalto e Serra, o que ocasionou o rompimento de cabos. Por causa desses fatores externos e do difícil acesso dos pontos de algumas ocorrências o restabelecimento pode demorar mais tempo. A previsão é de que o abastecimento para os eventos gerados pelo temporal de ontem seja normalizado até o final da tarde desta quinta. Nenhum município está com o fornecimento completamente interrompido.

A RGE destaca que em caso de rompimento da rede, os consumidores devem comunicar imediatamente a concessionária e se afastar dos cabos para evitar acidentes.

Ainda para hoje há previsão de chuva forte, com incidência de raios e rajadas de vento na Serra e Noroeste Gaúcho. Se estas condições climáticas adversas se confirmarem, existe a possiblidade de fatores externos à nossa rede elétrica, como raios, galhos, objetos e árvores, serem lançados pela força das rajadas de vento sobre a rede e interromperem o fornecimento de energia elétrica.
 
O que fazer em caso de falta de energia

Em caso de eventual falta de energia, a RGE recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS) e aplicativos para smartphone. 
Vale ressaltar que a RGE possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros. 

Segurança 

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança: 

Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
Afaste-se de janelas e portas metálicas, 
Evite os banhos nos momentos de tempestades.
Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.


Canais de comunicação com a RGE
 
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo telefone: 0800 970 0900
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone. 

Tags:
    rge; comunicado; imprensa; temporal; chuvas; abastecimento