Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE Sul inicia o projeto Arborização + Segura

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   06/06/2018

A RGE Sul e sua Gerência de Meio Ambiente dão o pontapé inicial para o projeto que embeleza e deixa as cidades menos suscetíveis a acidentes elétricos. Com o projeto Arborização + Segura, municípios da área de concessão da distribuidora do Grupo CPFL serão contemplados com ações de revitalização da arborização urbana. A missão dessa iniciativa é promover mais segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivem melhor com a rede elétrica e, por consequência, demandam menor quantidade de podas.

O projeto acaba de ser lançado na RGE Sul; nele, em cada cidade é firmado um convênio entre a RGE Sul e as prefeituras municipais. A RGE Sul fica responsável pela execução da análise técnica das árvores que estejam oferecendo risco à rede e que demandem supressão, atividade que será executada em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente.

"Por meio dessas parcerias estabeleceremos uma nova cultura de preservação ambiental e oferecemos mais segurança à população", afirma o gerente de Meio Ambiente do Grupo CPFL e RGE Sul Guilherme Pagliarini.

Em contrapartida, caberá à concessionária fazer o plantio de espécies de árvores adequadas à arborização urbana para erradicar os riscos à comunidade e auxiliar na retirada daquelas que estão mais próximas da rede elétrica. A compensação sempre é feita em quantidade superior ao número de árvores suprimidas. Cada tipo de árvore em situação de risco é substituída ou compensada, de acordo com critérios previamente estabelecidos entre cada secretaria municipal de Meio Ambiente e a RGE Sul.

A definição de quantas mudas serão plantadas ocorre sempre após o mapeamento de todas as árvores em situação de risco. Todos os critérios técnicos são seguidos para evitar possíveis e desnecessárias agressões às árvores. Engenheiros, técnicos e eletricistas da RGE Sul recebem informações teóricas e práticas para executar a poda da maneira certa. "Os trabalhos são monitorados pelos especialistas em meio ambiente da distribuidora e também acompanhados pela administração municipal", completa Pagliarini.

Sobre a RGE Sul

A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro e Leste do Rio Grande do Sul.

A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Kms de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW, no final do terceiro trimestre de 2017.

​A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE. Pelo 13°. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Tags:
    Arborização + Segura; Projeto; RGE Sul; Meio Ambiente