Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE realiza nova etapa do programa Arborização + Segura em Santo Ângelo com o plantio de mais 250 árvores

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   13/09/2021

Objetivo é eliminar riscos à rede elétrica e à população, mantendo a sustentabilidade ambiental. Em maio deste ano outras 350 mudas foram plantadas

​Santo Ângelo, 14 de setembro de 2021 – A RGE realizará, a partir da segunda quinzena de setembro, nova etapa do projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Santo Ângelo. Através do Programa Arborização + Segura ocorrerá o plantio de mais 250 mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição 120 árvores, visando a segurança dos cidadãos e das instalações, realizado em parceria com a prefeitura de Santo Ângelo. Em maio passado, foram plantadas outras 350 mudas, das espécies Primavera, Escovinha de Garrafa, Extremosa, Araçá e Camboím, nas avenidas Getúlio Vargas, Antunes Ribas e Salgado Filho. 

O coordenador do Arborização + Segura da RGE, Guilherme Pagliarini, afirma que a ação trará mais segurança aos moradores da região e mais confiabilidade ao sistema elétrico. “As podas são executadas pela RGE de forma preventiva, visando o convívio harmônico dos vegetais com as redes elétricas. Com este processo, a empresa minimiza os riscos à integridade do sistema elétrico eu a interrupção do fornecimento de energia elétrica que a vegetação em contato com as redes possa causar”, conclui Guilherme.

As podas realizadas seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012 que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede, sendo realizadas visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

1. Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.

2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa. 

3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.

4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.

5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

6. Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual. 


Tags:
    Santo Ângelo; RGE; Programa Arborização + Segura