Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE realiza manejo de árvores invasoras no Parque Estadual da Quarta Colônia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   12/08/2019

A RGE realizou na última quinta-feira, 8, uma grande ação de manejo de árvores no Parque Estadual da Quarta Colônia, que fica entre Agudo e Ibarama. A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS e teve como objetivo a eliminação de espécies invasoras em uma área de aproximadamente 120 hectares.

​A programação contou com apresentação de painéis sobre os malefícios das espécies exóticas invasoras e as ações de manejo e controle desses exemplares; além de uma visita técnica na área onde foi realizada a ação. Ao todo, 3.970 árvores sofreram manejo. A definição ocorreu a partir de um levantamento detalhado da vegetação do parque, incluindo a captação de imagens por drone.

Ocupando áreas significativas do Parque Estadual da Quarta Colônia, espécies como a Tecoma stans (ipê-de-jardim, caroba-louca ou amarelinho), Hovenia dulcis (uva-do-japão), Psidium guajava (goiabeira) e o Ligustro decidum são consideradas de alto risco. Para a eliminação dos vegetais foram utilizados métodos mecânicos, com o corte, ou químicos, com o uso de herbicidas, dependendo das características de cada espécie.

O projeto visa aumentar a presença da vegetação nativa e a preservação da biodiversidade local, bem como proporcionar o compartilhamento de experiências de controle de plantas invasoras na Unidade de Conservação. Para a concretização de toda a ação a RGE investiu R$ 1,3 milhão fruto de compensação ambiental.

Tags:
    Meio Ambiente; árvores