Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE ensina como preservar o meio ambiente e economizar na conta de energia elétrica

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   01/06/2016

​Caxias do Sul, 2 de junho – Como ajudar o meio ambiente e, de quebra, economizar na conta de luz. É isso o que consumidores da Serra Gaúcha aprenderão durante conversa com os agentes comunitários do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, que participam da Semana do Meio Ambiente de Caxias do Sul.

O evento, que acontece no Parque de Eventos da Festa da Uva até o próximo dia 5, é uma promoção pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a RGE. Na ação, a ser realizada hoje e amanhã, os agentes comunitários farão a distribuição de material explicativo, esclarecerão dúvidas de consumidores e mostrarão o quanto é possível economizar e preservar com ações simples que podem ser colocadas em prática em residências e empresas.

“Além de contribuir com o aspecto econômico e social da região, diminuindo custos inerentes ao consumo de energia nas residências e no setor empresarial, queremos contribuir com aspectos ambientais, levando-se em consideração a diminuição dos impactos indispensáveis a todas as formas de geração de energia”, destaca o Consultor Ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens.

O projeto Agentes Comunitários faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Atualmente, 13 profissionais integram o programa e atuam em ações de conscientização em toda a área de concessão da companhia.

O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 145 milhões em 79 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 82.976 kW e de energia conservada de 280.030 GWh/ano.

Além disso, a RGE mantém uma política robusta de preservação ambiental através de projetos comunitários, distribuição de mudas, serviços de poda de árvores e campanha de repovoamento de araucárias.  A concessionária também é parceira do Ibama em projetos desenvolvidos em reservas indígenas e apoia a criação de arboretos, com o objetivo de preservar algumas espécies de árvores. Investimentos em arborização urbana conquistaram o Prêmio Expressão da Ecologia, em 2015, criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92.

Tags:
    rge; meio ambiente; eficiência energética; caxias do sul; rio grande do sul