Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Dados atualizados na distribuidora de energia elétrica podem evitar inconvenientes

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   18/01/2016

​Caxias do Sul, 19 de janeiro de 2016 - Manter o cadastro atualizado na distribuidora de energia elétrica é uma medida simples e que pode evitar dores-de-cabeça para quem muda de residência ou imóvel comercial.  Ao entrar em um novo endereço, é comum encontrar uma ligação ativa, em nome de outra pessoa, seja de um antigo morador, do proprietário do imóvel ou do último inquilino.  
Ao manter essa situação, o novo proprietário ou inquilino assume o risco de ter o fornecimento de energia elétrica suspenso, caso o titular faça a solicitação de suspenção do serviço à distribuidora. Para evitar este tipo de constrangimento, a Rio Grande Energia (RGE) estimula que o consumidor, ao se mudar do imóvel, atualize o seu cadastro junto à concessionária, encerrando o seu contrato anterior e colocando o seu nome a conta de luz de sua nova casa ou estabelecimento comercial.

Na hipótese de um novo morador constatar que a conta de luz de sua casa ainda está no nome do último inquilino ou proprietário, a RGE incentiva que a pessoa entre em contato com a distribuidora para transferir a titularidade para o seu nome. O consumidor pode ter mais informações sobre os seus direitos e deveres para com as concessionárias de energia elétrica na resolução nº 414/2010, disponível para consulta no site da Agência Nacional de Energia Elétrica–Aneel (www.aneel.gov.br), órgão federal que regula todo o setor elétrico brasileiro.

Somente com o cadastro atualizado, o cliente pode utilizar a conta de energia elétrica como comprovante de residência. Além disso, se precisar se envolver em processos de devoluções, ressarcimentos ou pedidos de indenização, o serviço torna-se mais ágil. Todos os outros serviços oferecidos pela concessionária somente podem ser realizados quando solicitados pelo titular da conta de energia elétrica ou seu representante legal.

Como atualizar os dados cadastrais

O procedimento para atualização dos dados cadastrais é simples e pode ser iniciado por meio de uma solicitação no portal www.rge-rs.com.br ou pelo telefone na central de relacionamento de cada uma da distribuidora.
O cliente deverá ter em mãos uma conta de energia, na qual ele poderá encontrar o número de sua unidade consumidora no campo "SEU CÓDIGO", necessário para acessar o cadastro, e o número do CPF ou CNPJ. A partir da solicitação, o cliente tem até 15 dias úteis para apresentar o documento em uma agência presencial ou estabelecimento credenciado da RGE.
Cadastro como UTI Domiciliar

As residências onde more um portador de doença ou deficiência que dependa do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos médicos que consumam energia elétrica e são necessários à vida podem ter um cadastro especial como UTI Domiciliar. Este cadastro é importante porque a distribuidora prestará atendimento especial no caso de desligamentos emergenciais, tratando a unidade com prioridade semelhante àquela dedicada a hospitais e unidades de saúde.
Para entrar com o pedido de cadastramento o cliente terá que apresentar os seguintes documentos:

Cópia autenticada do laudo médico e descrição clínica das condições de saúde do cliente com data atualizada assinada pelo médico responsável; número da inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina; número do CID da doença; descrição dos aparelhos, equipamentos e instrumentos e de sua utilização.

Os documentos podem ser entregues nas agências de atendimento presencial do município ou enviada por correspondência aos cuidados da Gerência de Relacionamento com Clientes, no endereço da sede da RGE:
Rua Mário de Boni, 1902 – Bairro Floresta CEP: 95012-580 - Caxias do Sul – RS.


Canais de atendimento ao cliente
RGE - 0800 970 0900
Pela agência de atendimento: acesse o portal www.rge-rs.com.br e sabia a agência de atendimento mais próxima de sua casa. 

Tags:
    rge; dados cadastrais; atualização; sistema; canais de atendimento; rio grande do sul; rio grande energia