Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE leva projeto Arborização mais Segura ao município de Antônio Prado

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   27/11/2016

Antônio Prado, 28 de novembro de 2016 – Um projeto da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, vai deixar a cidade de Antônio Prado, patrimônio cultural brasileiro, ainda mais bela. Por meio do projeto Arborização mais Segura, o município de 12,8 mil habitantes será contemplado com ações de revitalização da arborização urbana. A ação proporcionará mais segurança à população com o plantio de espécies arbóreas que convivem melhor com a rede elétrica, além não demandarem podas. O termo de cooperação com a Prefeitura de Antônio Prado foi firmado na última sexta-feira.

Pelo convênio, a RGE será responsável pela execução da análise técnica das árvores que estejam oferecendo risco à rede e que demandem supressão, atividade esta que será realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial de Antônio Prado.

Como compensação, caberá à distribuidora executar o plantio de espécies arbóreas adequadas à arborização urbana para erradicar os riscos à população e auxiliar na retirada daquelas que estão próximas à rede elétrica.

As árvores exóticas em situação de risco serão substituídas com o plantio de uma árvore nativa ou exótica. Já para cada nativa suprimida, haverá a compensação com o plantio de cinco novas mudas. Aquelas espécies que foram símbolo da cidade serão compensadas com 15 novas mudas para cada uma substituída.

Conforme o consultor ambiental da RGE, Fabrício Steffens, a definição de quantas mudas serão plantadas ocorrerá depois do mapeamento de todas as árvores que se encontram em situação de risco. Além de trazer mais segurança à população, as parcerias com os municípios auxiliam no trabalho de preservação ambiental e embelezamento das cidades. “Com essas parcerias, desejamos estabelecer uma nova cultura de preservação ambiental e oferecer mais segurança à população, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço”, afirma Steffens.

Projeto de Arborização Urbana na RGE

O projeto de Arborização Urbana da RGE está em seu 11º ano e já fez o plantio de mais de 7 mil mudas em 92 municípios do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi premiada neste ano com o Troféu Onda Verde, da Editora Expressão. A distinção é dada a empresas do Sul do Brasil que contribuam com a preservação ambiental.

Desde 2005, quando iniciou, o Projeto de Arborização Urbana teve investimento de mais de R$ 900 mil no plantio de 46 espécies nativas do Estado. A ação foi pensada pela companhia para auxiliar as comunidades onde a empresa está presente na melhoraria do clima, na qualidade do ar e no paisagismo de cidades.

Todas as ações que ocorreram no decorrer dos últimos anos nas cidades foram desenvolvidas em parceria com os órgãos ambientais municipais e do Estado e fazem parte do programa de reposição florestal decorrente da construção e manutenção do sistema elétrico da RGE.

Além do Projeto de Arborização Urbana, a RGE realiza, todos os anos, outras duas campanhas que já distribuíram mais de 1,5 milhão de mudas no Rio Grande do Sul. Por meio da Campanha de Repovoamento da Araucária, a concessionária, desde 2002, fez a doação de mais 1 milhão de mudas da árvore, que é um dos símbolos do Estado e está ameaçada de extinção.

A companhia também realiza, anualmente, a Campanha Plante Árvores Nobres, em que são doadas à comunidade mudas de espécies nativas com o objetivo de valorizar espécies arbóreas raras e nobres e fomentar a geração de renda dos produtores rurais por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa. Nesta campanha, cerca de 450 mil mudas foram doadas desde 2003.
Tags:
    rge; projeto; arborização; segurança; antônio prado; rio grande do sul