Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE lança edital público do projeto para descontos para troca de motores elétricos

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   23/10/2016

Caxias do Sul, 24 de outubro de 2016 – A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, lança, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, o edital público do projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos. No documento, disponível no site da distribuidora (www.rge-rs.com.br), está o regramento para que clientes industriais, comerciais, residenciais, rurais e do poder público participem do projeto que incentiva a retirada de circulação de motores elétricos antigos e a respectiva substituição por novos equipamentos, mais modernos e eficientes, garantindo o uso inteligente e consciente da energia elétrica.
 
No próximo dia 27 de outubro, a distribuidora do Grupo CPFL Energia realiza um workshop na sede da concessionária, em Caxias do Sul, para esclarecer dúvidas dos interessados em receber o incentivo do programa elaborado e executado pela Gerência de Eficiência Energética da CPFL. O projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos acontece nas três maiores distribuidoras do Grupo e têm R$ 2,4 milhões reservados à RGE.
 
O desenvolvimento do projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), denominada Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz.
De acordo com o Balanço Energético Nacional, publicado pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética (vinculada ao MME – Ministério de Minas e Energia), o consumo de energia elétrica na indústria representa 38,8 % da energia consumida no país, e 67,9 % desta energia foi direcionada ao acionamento de motores elétricos. Com isso, aproximadamente 26 % de toda a energia consumida no Brasil foi utilizada nestes equipamentos.
 
Atendendo à solicitação da Aneel, a RGE lançou o projeto que concederá um bônus aos clientes para a aquisição de novos motores elétricos com o objetivo de desestimular o recondicionamento (rebobinamento) dos equipamentos avariados e, com isso, retirar de circulação modelos ineficientes por motores de alto rendimento energético, evitando o desperdício.
 
Previamente à concessão do bônus para a aquisição dos novos equipamentos, a RGE irá analisar os projetos encaminhados pelos interessados, avaliando as solicitações com base em critérios técnicos-econômicos. Só podem encaminhar propostas clientes atendidos pela concessionária. Aqueles que estiverem na área de concessão, mas não estiverem ligados diretamente à rede básica de distribuição estão automaticamente excluídos do processo.
 
Entre as principais regras para ser beneficiado com o projeto está avaliação de Compliance, que envolve a análise de processos de corrupção e o cumprimento integral da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). 
Após o envio dos projetos, sendo considerado apto, a proposta será ranqueado, e aqueles que se adequarem ao orçamento previsto no edital público podem ser contemplados.

De acordo com o Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Jr, o incentivo o projeto da RGE vai contribuir com a modernização das empresas e indústrias, além de beneficiar clientes residenciais e o poder público com a troca de equipamentos obsoletos. “Estamos atuando, mais uma vez, como parceiros dos clientes da área de concessão da RGE para o consumo inteligente dos recursos e alavancando a produção”, afirma Luiz Carlos.
 
Conforme o edital, após a instalação do novo motor, o cliente deverá realizar o descarte do motor antigo. Esse procedimento deverá ser evidenciado por meio de certificado ou lado. Quem for beneficiado ainda estará sujeito a vistorias periódicas da RGE para executar as medições no novo equipamento para que a sua eficácia operacional e energética possa ser comprovada.
No projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos, os equipamentos contemplados são os motores monofásicos acima de 1 cavalo vapor (CV) e os trifásicos entre 1 cv e 250 cv das classes IR2 e IR3.
 
Para participar do programa promovido pela Eficiência Energética é necessário o encaminhamento das propostas por meio do e-mail: bonusmotoresrge@rge-rs.com.br. O mesmo endereço de e-mail é o que receberá as dúvidas e pedidos de esclarecimentos até o dia 7 de novembro deste ano.
 
No dia 25 de novembro se encerra o prazo para o recebimento das propostas. A divulgação do contemplados acontecerá no dia 7 de dezembro de 2016. Os contratos são assinados na semana seguinte.

Sobre o Programa de Eficiência Energética
 
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 145 milhões em 79 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 82.976 kW e de energia conservada de 280.030 GWh/ano desde 2001.
Tags:
    rge; eficiência energética; projeto; motores elétricos; bônus; incentivo; clientes residenciais; clientes comerciais; clientes industriais; poder público; rio grande do sul