Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE investe R$ 260 mil em aquecedores solares em Taquara

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   28/04/2016

​Taquara, 29 de abril 2016 - A Rio Grande Energia, distribuidora do Grupo CPFL Energia, beneficiará 60 famílias de baixa renda de Taquara com a instalação de aquecedores solares. O projeto tem um investimento de R$ 260 mil por meio uma parceria firmada com o município. A ação é coordenada pelo Programa de Eficiência Energética da RGE, que inicia a instalação de sistemas de captação de energia solar para o aquecimento da água para o banho no final deste mês.

Nesta primeira etapa da eficientização energética da cidade, serão contemplados com os equipamentos 60 residências de clientes enquadrados na tarifa social, previamente cadastrados, nos bairros Empresa, Medianeira e Novo Mundo. Os consumidores adimplentes com as faturas serão visitados por técnicos da Eficiência Energética, que farão a análise da viabilidade da instalação dos equipamentos. O projeto inclui as inclui instalações civis, elétricas e hidráulicas necessárias para o funcionamento dos sistemas de aquecimento da água do banho. 

Com os aquecedores doados pela RGE, o calor gerado pela energia do sol reduzirá a necessidade de utilização de energia elétrica para aquecimento da água do banho. Além de reduzir a demanda por energia em horários de pico, os beneficiados terão uma diminuição na conta de luz e a oportunidade de utilizar uma fonte limpa e renovável de energia. 

A expectativa é de que o projeto em Taquara resulte em uma economia de 38,54 MWh/ano e  uma redução de demanda 56,4 Kw no horário de pico, entre 18h e 21h. O volume economizado em todo o projeto seria suficiente para abastecer 144 residências durante 30 dias. 

Além de receber os equipamentos que resultarão em economia na conta de energia, as famílias beneficiadas pelo Programa de Eficiência Energética vão participar de uma pesquisa social e receberão material educativo sobre o uso correto dos novos coletores solares.  

Tags:
    rge; investimento; eficiência energética; taquara; aquecedores solares; rio grande do sul