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RGE investe no reforço da capacidade elétrica de Entre-Ijuís

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Assessoria de Imprensa   09/03/2016

Entre-Ijuís, 10 de março de 2016 – A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, reforçou o compromisso de contribuir para o crescimento do interior gaúcho. A companhia investiu de R$ 578 mil, em 2015, na melhoria da rede elétrica de em Entre-Ijuís, dentro da estratégia de fortalecer o abastecimento nas pequenas cidades para reforçar o sistema elétrico em sua área de concessão.

Os investimentos da RGE beneficiaram diretamente os 8,9 mil moradores de Entre-Ijuís. Além disso, R$ 5,6 mil foram aplicados por meio do Programa de Eficiência Energética com a entrega de 844 lâmpadas eficientes. Para 2016, outros R$ 110 mil serão aplicados na doação de 300 chuveiros inteligentes, que aquecem a água com o próprio calor do banho e contribuem para reduzir a conta de energia. 

No município, a RGE também substituiu 26 postes de madeira por de concreto e realizou a instalação de 97 novos postes de concreto para estender a rede elétrica da concessionária, ampliando a oferta de energia para novos pontos da cidade. 

Além do investimento concentrado na cidade, Entre-Ijuís foi uma das cidades mais beneficiadas com os investimentos feitos na região das Missões e que totalizaram R$ 11,5 milhões. Esse aporte de recursos serviu para melhor a capacidade elétrica e tornar a qualidade do fornecimento de energia ainda mais confiável e estável. 

Segundo o presidente da RGE, Roberto Sartori, esses investimentos em Entre-Ijuís, somado ao valor aplicado na Região das Missões, mostram o compromisso da RGE em continuar investindo na expansão da rede, mesmo em um ano desafiador, por apostar no crescimento e desenvolvimento socioeconômico da região. 

Índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica

Fruto dos investimentos em todas as cidades de sua área de atuação, a RGE possui o menor índice de duração (DEC) e frequência (FEC) de interrupções de fornecimento de energia do Rio Grande do Sul entre as grandes distribuidoras, segundo o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O DEC, índice que representa a média do tempo que o cliente da RGE ficou sem energia durante o período de um ano, foi 15,98 horas em 2015, enquanto o FEC, índice que mede a frequência de interrupções no fornecimento, em média, por cliente, foi de 8,33 vezes em 2015. 

É importante destacar que cerca de 2/3 do tempo em que falta energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões e galhos de árvores, além de furtos de cabos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica. O desabastecimento causado por fatores externos é inerente ao modelo de rede elétrica existente no Brasil. 

Tags:
    rge; investimentos; 2015; energia elétrica; entre-ijuís; rio grande do sul