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RGE visitará famílias que foram regularizadas para promover ações de conscientização

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Assessoria de Imprensa   13/03/2016

Caxias do Sul, 14 de março de 2016 - A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, consolida seu compromisso com comunidades de baixa renda que tiveram ligações regularizadas com acompanhamento periódico por meio da área de eficiência energética. A companhia inicia este mês o projeto “Agentes Comunitários”, que promove ações de conscientização junto aos clientes. 
 
A inciativa tem início por Caxias do Sul e Passo Fundo, onde estão as sedes regionais da RGE e ficam baseadas as equipes técnicas. Depois de promover a entrega de novos padrões de entrada de rede e a regularização de ligações clandestinas, as famílias participantes do Programa Comunidades Eficientes voltam a ser visitadas e, mais uma vez, serão beneficiadas com ações da RGE.
 
São 11 agentes de campo que vão atuar nos 264 municípios da área de concessão da RGE até dezembro de 2017, com apoio de duas atendentes do Call Center exclusivas para o programa. Os agentes irão realizar visitas para obter informações sobre o grau de satisfação do cliente beneficiados pelos programas da empresa.
 
Os técnicos também farão a análise e cadastro de clientes com número de inscrição social e tarifa social de energia elétrica. Além disso, serão distribuídos materiais educativos com orientações sobre a conta de luz e serão realizadas negociações para regularizar a situação de consumidores clandestinos ou inadimplentes.
 
O Projeto conta com um sistema computacional de apoio via dispositivos móveis para coleta de dados pelos Agentes de Campo, com conexão à internet. Gestores de campo capacitados e uniformizados prestam orientações sobre Tarifa Social de Energia Elétrica, encargos, direitos e deveres e darão dicas para combate ao desperdício de energia e de segurança na interação com a rede elétrica.
 
Para a avaliação dos resultados, os agentes comunitários irão visitar e acompanhar a evolução do consumo de energia por até seis meses após a regularização da unidade consumidora. Também será realizada a verificação do nível de satisfação do cliente com relação aos equipamentos substituídos pela RGE (geladeiras, lâmpadas, chuveiros, reforma interna e aquecedor solar).
 
As equipes do projeto Agentes Comunitários circularão pelas cidades com uniformes e veículos identificados. Os 13 colaboradores envolvidos no projeto foram treinados em janeiro e fevereiro deste ano para visitar os consumidores. A ação é organizada pelo coordenador técnico em Eficiência Energética da RGE, Dalvendu Janer Siqueira Junior, e pelo analista de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, com o apoio da empresa mineira Datte, que ajudou a concessionária na execução do projeto.
 

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto Agentes Comunitários faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 145 milhões em 79 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 82.976 kW e de energia conservada de 280.030 GWh/ano.
Tags:
    rge; agentes comunitários; eficiência energética; rio grande do sul; conscientização