Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE inicia plantio de árvores em Passo Fundo

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   27/09/2017

Passo Fundo, 28 de setembro de 2017 – Após a assinatura do convênio entre a prefeitura de Passo Fundo e a Rio Grande Energia (RGE), no dia 1 de setembro, para a implantação do projeto Arborização + Segura no município, as ações práticas já iniciaram. Nesta sexta-feira, 29, em torno de 100 mudas de árvores serão plantadas nas proximidades do Parque Banhado da Vergueiro e rua Bento Gonçalves. Espécies como Ipê roxo e amarelo, Primavera e Camboim, começaram a fazer parte da nova paisagem.
 
O município de Passo Fundo foi escolhido para receber esta ação da Gerência de Meio Ambiente da RGE, que embelezará e deixará a cidade ainda menos vulnerável à interferência da vegetação urbana inadequada na qualidade do fornecimento de energia à população e potenciais riscos elétricos.
 
O objetivo da iniciativa é promover a revitalização da arborização urbana através do plantio de espécies arbóreas que convivem melhor com a rede elétrica e, aquelas que oferecem riscos à população, serão identificadas por meio de um inventário realizado pela prefeitura e RGE e, posteriormente, serão substituídas por novas árvores de espécies adequadas para crescimento e convívio harmônico com o contexto urbano e rede de energia elétrica.
 
É o que ressalta o Coordenador de Meio Ambiente da RGE, Guilherme Donato Pagliarini: “critérios técnicos são seguidos para evitar agressões desnecessárias às árvores. Engenheiros, técnicos e eletricistas da RGE e empresas terceirizadas, recebem informações teóricas e práticas para executar a poda de maneira correta. Os trabalhos são monitorados pelos especialistas em meio ambiente da distribuidora e também acompanhados pela administração municipal”.
 
O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM). A RGE é a responsável pela execução da análise técnica das árvores que estejam oferecendo risco à rede e que demandem supressão, atividade que será realizada em conjunto com a SMAM. Como compensação, cabe à distribuidora executar o plantio de espécies arbóreas adequadas à arborização urbana para erradicar os riscos à população e auxiliar na retirada daquelas que estão próximas à rede elétrica – o que começa a ser feito com a ação desta sexta-feira. A compensação sempre será realizada em quantia de árvores superior às que forem suprimidas.
 
Dependendo do porte da vegetação e ausência de recursos contínuos para manutenção, também existe o risco à integridade da rede de energia elétrica, pois com a incidência de ventos, essa vegetação interfere de forma significativa o fornecimento de energia a população.
 
A interferência das árvores na rede elétrica principalmente em dias de chuvosos, representam 2/3 do tempo em que o cliente da RGE fica sem energia elétrica. Cada tipo de árvore em situação de risco será substituída ou compensada, de acordo com critérios previamente estabelecidos entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a RGE.

Tags:
    rge; meio ambiente; arborização mais segura; campanha; convênio