Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Nota à imprensa - RGE faz doação de experimentos para escola em Caxias do Sul (21/10)

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   20/10/2015

​RGE faz doação de experimentos para escola em Caxias do Sul

Equipamentos mostram em situações do cotidiano como funciona a eletricidade e o setor energético


Incentivar a educação e despertar nos jovens o conhecimento sobre a eletricidade e o setor energético. Com esse objetivo, a Rio Grande Energia (RGE), empresa do Grupo CPFL​​ Energia, decidiu presentear a comunidade escolar caxiense com uma série de experimentos que retratam de forma lúdica situações reais do cotidiano. No próximo dia 22 de outubro, o Colégio Murialdo de Caxias do Sul receberá a doação de todos os experimentos interativos que eram utilizados em um projeto educacional da concessionária, O Túnel do Conhecimento. 

Por meio da Caravana RGE, o Túnel do Conhecimento, e seus oito experimentos, passaram por todas as 264 cidades da área de cobertura da concessionária, oportunizando aos alunos da rede pública desses municípios um contato prático com o tema da eficiência energética. Depois de quase cinco anos rondando a maior parte do Estado, a Caravana RGE segue para outro rumo e encerrou essa etapa no processo de difundir a educação.

Entretanto, para que o conhecimento continue se perpetuando, a empresa optou por fazer a doação de todos os equipamentos para uma escola de sua área e iniciou um processo seletivo até chegar ao Murialdo. 

Com uma história ligada à beneficência e à filantropia, o Murialdo atende a todas as exigências do Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE. O colégio também conta com outorgas estaduais e nacionais de responsabilidade social, além de ter dois profissionais capacitados para operar todos os experimentos e difundir o conhecimento dos equipamentos do Túnel. 

Sobre o Programa de Eficiência Energética
Existente há 15 anos, o PEE-RGE é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O programa consiste em ações como a substituição de equipamentos ineficientes, doações de lâmpadas, a adequações da entrada de energia de consumidores irregulares, a educação para a utilização racional dos recursos naturais. Com um investimento de R$ 134.634.707,00 em 65 projetos ao longo do período, o resultado foi de uma economia de 81.478 KW e de 274.878 MWh/ano de energia conservada.

Serviço
O que: Doação do Túnel do Conhecimento 
Quando: 22 de outubro de 2015
Horário: 14h30min
Local: Colégio Murialdo, localizado na Rua Marquês do Herval, 701, no bairro Centro, em Caxias do Sul


Sobre a RGE
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. 

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

 A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.




Resumo dos experimentos

Choque e indução
Quem passa por essa experiência tem a possibilidade de interagir com a corrente elétrica na ponta dos dedos, colocando-a em diferentes potenciais elétricos.

Atrai-Repele limalha
Na maquete interativa é possível entender os princípios da atração e repulsão dos imãs e seus campos polares

Bússola/Imã Bobina
Composto por dois experimentos: a bússola mostra as correntes elétricas que circulam por fios condutores e sua influência na orientação por meio do dispositivo. Já o imã bobina explica como um imã próximo a fios condutores consegue estabelecer uma corrente elétrica e aceder um circuito formado por leds. 

Moto Gerador
Demostra de que forma funcionam os motores geradores e os geradores elétricos. 

Bicicletas
O experimento é composto de um conjunto de bicicletas acopladas a pequenos geradores que demonstra a possibilidade da geração de energia elétrica.

Caminhos da Energia
Conjunto de cinco maquetes que mostra as diferentes formas de energia – eólica, solar, térmica e hídrica – e os processos (caminhos) pelos quais esta energia percorre desde a geração até chegar ao consumidor final. 

Gato
Este experimento interativo permite aos visitantes visualizarem as consequências do furto e da fraude de energia e os riscos que a população fica exposta com a prática. 

Casinha
Representados em uma maquete, os aparelhos eletrônicos que necessitam de energia elétrica para funcionar mostravam o cotidiano do consumo de energia em uma residência. No painel LCD, o público conseguia ver o consumo de quilowatts hora dos equipamentos, o custo em reais (R$) dos mesmos, equivalente a uma hora de consumo por dia, por semana e por mês. 


Tags:
    rge; doação; experimentos; escola; caxias do sul; túnel do conhecimento