Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE distribui mais de seis mil lâmpadas em 13 municípios das Missões

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   26/10/2017

São Nicolau, 27 de outubro de 2017 – As lâmpadas com tecnologia LED vão, aos poucos, fazendo parte do cenário das residências e estabelecimentos comerciais brasileiros. Através do seu Programa de Eficiente Energética (PEE), a Rio Grande Energia (RGE) tem colaborado com seus clientes para que, cada vez mais, essas lâmpadas sejam usadas. Só neste ano, a RGE distribuiu mais de seis mil lâmpadas de LED a 13 municípios da Região das Missões, no Noroeste gaúcho, entre eles São Nicolau, Cerro Largo, Eugênio de Castro e Catuípe. O investimento total nessas ações chega a R$ 194,2 mil na região.
 
O propósito da RGE é substituir lâmpadas menos eficientes, como as fluorescentes, pelas de LED, que possuem vida útil de cerca de 25 mil horas, ou seja, duram mais de dois anos se ficarem ligadas de maneira ininterrupta. Além disso, são até 90% mais econômicas que as antigas. Nas entregas nas Missões, 1.516 clientes foram beneficiados atingindo, no total, cerca de seis mil pessoas.
 
Quando os clientes adotam as lâmpadas de LED, uma considerável economia na conta de energia poderá ser sentida. Na soma dos 13 municípios das Missões que receberam a ação do PEE, 307,2 MWh/ano podem ser economizados, o que serve para abastecer 1.530 residências por um ano. No caso de São Nicolau, onde 1.840 lâmpadas de LED foram distribuídas, a energia economizada abasteceria 465 residências por um período de 12 meses.
 
Segundo Odair Deters, Analista de Eficiência Energética da RGE, é importante que gradativamente as lâmpadas mais antigas sejam substituídas pelas que contenham tecnologia LED. Isso gera economia para o cliente e também é ecologicamente melhor. “O objetivo da RGE é agir junto às comunidades para que esse processo de substituição das lâmpadas realmente ocorra. Nós distribuímos quatro lâmpadas por cliente. A ideia é que, se ele tiver mais pontos de energia na casa, o que geralmente ocorre, ele se motive a trocas as demais lâmpadas”, ressalta Deters.
 
A substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED também é importante quando levamos em consideração o aquecimento do ambiente. As incandescentes aquecem muito, enquanto as de LED são frias. Isso se reflete, por exemplo, numa temperatura ambiente mais estável, o que permite uma menor utilização do ventilar e ar condicionado.
 
A RGE, além de doar as lâmpadas de LED, também recolhe as antigas e as descarta da maneira adequada. Durante as visitas, as famílias também recebem materiais explicativos sobre o tema Eficiência Energética e dicas sobre como utilizar a energia elétrica de forma mais adequada.
 
A RGE investiu R$ 16,2 milhões em ações de eficiência em 2016 nos municípios de sua área de concessão. O valor é 43,3% superior ao aplicado em 2015. As iniciativas proporcionaram uma economia de 5.982 MWh/ano no consumo de energia elétrica. O total economizado é capaz de abastecer 2.770 residências durante 12 meses. O consumo inteligente de energia faz bem para o bolso e também para o meio ambiente porque evita a emissão de 13,38 toneladas de CO2 na atmosfera.

Tags:
    rge; eficiência energértica; investimento; municípios; missões;