Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Carnaval seguro: Dicas para evitar acidentes junto à rede elétrica

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   31/01/2016

Caxias do Sul, 1º de fevereiro de 2016 - O Carnaval é descontração, alegria e diversão, e a energia elétrica tem um papel importante durante a festa. A poucos dias da maior festa popular brasileira, os preparativos para as comemorações pelo País já estão na reta final. Mas, a RGE, responsável pelo abastecimento de energia a 1,4 milhão de consumidores em 264 municípios do Rio Grande do Sul, alerta: manter distância da rede elétrica é fundamental para garantir a festa e a segurança dos foliões. 

 De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), os acidentes com a rede elétrica aumentam em 30% durante o Carnaval, devido a ligações mal feitas em palcos ou por causa das arquibancadas. É preciso ter, também, uma atenção especial com relação à altura de carros alegóricos e trios elétricos. Nesse caso, deve-se levar em conta a altura das pessoas que estarão no topo dos veículos. Serpentinas arremessadas à rede elétrica também podem provocar curtos-circuitos.

Além de estar preocupada com a segurança da população, equipes da distribuidora estarão de prontidão em locais estratégicos, objetivando reduzir o tempo de atendimento em eventuais ocorrências. Agências de Atendimento abrirão às 8h da manhã normalmente na quarta-feira de Cinzas (10/2), permanecendo fechadas na segunda-feira (8/2) e terça-feira (9/2). Os consumidores também poderão contatar a empresa pelo call center, SMS, pela internet e pelo aplicado CPFL & VC.

Agindo de forma preventiva e seguindo outras dicas de segurança da RGE para o Carnaval, a festa está assegurada: 

É proibida a instalação de enfeites de decoração próxima à rede elétrica;
Ligações clandestinas não são permitidas no carnaval ou em qualquer outro período; 
É preciso muita atenção com as ligações provisórias. Cuidados especiais dizem respeito às instalações de equipamentos elétricos, como aparelhos de som e refrigeração. É necessário manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água. Além disso, toda instalação elétrica deve ser realizada por profissional qualificado e deve ser observada a capacidade das instalações e equipamentos;
Não jogue líquidos, sprays e água na rede elétrica;
Arquibancadas e palanques localizados em local inadequado, próximo à rede, oferecem riscos na montagem, desmontagem e durante a festa aos foliões. 

O acesso aos serviços disponibilizados pela empresa também poderá ser realizado através dos canais de atendimento:

Canais de comunicação com a RGE
 
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo telefone: 0800 970 0900
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone. 

Tags:
    rge; segurança; carnaval; 2016; rio grande do sul; dicas; prevenção