Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE beneficia 117 famílias de São José do Ouro

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   27/03/2017

São José do Ouro, 28 de março de 2017 – O Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE) investiu R$ 80 mil em uma ação que beneficiou 117 famílias de baixa renda do município de 6,9 mil habitantes, localizado no Nordeste Gaúcho. Elas receberam a doação de chuveiros equipados com um sistema que reaproveita o calor da água do banho para consumir menos energia elétrica.

A ação da RGE deve gerar uma economia de 187,2 MWh/ano, uma vez que o chuveiro convencional é um dos principais responsáveis pelos gastos das famílias com energia. Em média, o equipamento corresponde a 35% da fatura de energia elétrica mensalmente. Com a energia economizada é suficiente para garantir o abastecimento de 936 casas durante um mês.

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, os eletrodomésticos instalados pela concessionária contam com um mecanismo que aquece a água antes dela passar pelo chuveiro, gerando uma economia de até 50% se comparado com um chuveiro normal. “No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor. Ao acionar o chuveiro eficiente, necessita-se de uma potência menor para atingir a temperatura ideal para o banho”, explica Deters. 

A RGE investiu R$ 16,2 milhões em ações de eficiência em 2016 nos municípios de sua área de concessão. O valor é 43,3% superior ao aplicado em 2015. As iniciativas proporcionaram uma economia de 5.982 MWh/ano no consumo de energia elétrica. O total economizado é capaz de abastecer 2.770 residências durante 12 meses.
Tags:
    rge; investimento; eficiência energética; são josé do ouro; eficiência energética