Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE amplia prazo de chamada pública para descontos na troca de motores

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   15/12/2016

Caxias do Sul, 16 de dezembro de 2016 –A Rio Grande Energia (RGE) ampliou o prazo para empresas, indústrias e órgãos públicos participarem do programa Desconto Eficiente – Motores Elétricos até o dia 31 de dezembro de 2016.  Os interessados podem enviar os projetos à distribuidora e concorrer bônus para a troca de motores elétricos antigos por modelos novos e mais eficientes.

Neste ano, a ação do Programa de Eficiência Energética da distribuidora conta com uma verba de R$ 2,4 milhões para este projeto e atende à solicitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para implementar o programa de Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz.

O projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos concederá um bônus para a aquisição de novos motores elétricos para desestimular o recondicionamento (rebobinamento) dos equipamentos avariados e, com isso, substituir do sistema elétrico cargas ineficientes por motores de alto rendimento energético, evitando perdas de energia.

Para fazer a troca e receber o bônus para a aquisição dos novos equipamentos, a RGE fará a análise dos projetos encaminhados pelos interessados, avaliando critérios técnicos-econômicos. Considerado apto, o projeto proposto será ranqueado e aqueles que se adequarem ao orçamento previsto no edital público podem ser contemplados.

Após a instalação do novo motor, o cliente deverá fazer o descarte do motor antigo. Esse procedimento deverá ser evidenciado por meio de certificado ou laudo. Quem for beneficiado também receberá vistorias da RGE, que executará medições no novo equipamento para que sua eficácia seja comprovada.
 
No projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos, os equipamentos contemplados são os motores monofásicos acima de 1 cv e os trifásicos entre 1 cv e 250 cv das classes IR2 e IR3. As propostas podem ser encaminhadas à RGE por meio do e-mail: bonusmotoresrge@rge-rs.com.br.   
Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 145 milhões em 79 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 82.976 kW e de energia conservada de 280.030 GWh/ano desde 2001.
Tags:
    chamada pública; eficiência energética; motores elétricos; bônus; rge