Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia renova contrato de concessão de cinco distribuidoras no interior de São Paulo

Escrito por:

Assessoria de imprensa   08/12/2015

Contratos da CPFL Santa Cruz, CPFL Leste Paulista, CPFL Sul Paulista, CPFL Mococa e CPFL Jaguari foram renovados até julho de 2045​

Campinas, 09 de dezembro de 2015 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, assinou a renovação dos contratos de concessão de cinco distribuidoras do Grupo no interior de São Paulo. A concessão da CPFL Santa Cruz, da CPFL Leste Paulista, da CPFL Sul Paulista, da CPFL Mococa e da CPFL Jaguari foi estendida até julho de 2045, em cerimônia realizada ontem, em Brasília.

As cinco distribuidoras fornecem energia elétrica para uma área de concessão que abrange 20.357 quilômetros quadrados, com uma população de aproximadamente um milhão de habitantes, atendendo em torno de 429 mil consumidores. As suas áreas de concessão cobrem 45 municípios, sendo 39 cidades do Estado de São Paulo, três municípios no Paraná e três cidades em Minas Gerais.

Como contrapartida para renovar os contratos de concessão, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu indicadores de referência na gestão financeira e operacional das distribuidoras, com objetivo de garantir que as empresas tenham condições de prestar o serviço de forma adequada para os consumidores.

A renovação dos contratos de concessão faz parte da estratégia da CPFL Energia de consolidar e expandir a sua liderança no setor de distribuição, negócio que o Grupo é líder com market share de 13%. Além das cinco empresas, a companhia detém as concessões da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga, que atuam no interior de São Paulo, e da RGE, no Rio Grande do Sul, fornecendo energia para um total de 571 municípios. O negócio de distribuição representa 49% do Ebitda (geração de caixa) da CPFL Energia.

"A CPFL Energia tem a meta de expandir a sua liderança no setor de distribuição, reforçando a eficiência operacional de suas empresas e oferecendo um serviço de excelência para os seus consumidores, por meio dos investimentos em tecnologia, automação e inovação", afirma o presidente do Grupo, Wilson Ferreira Junior.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

Tags: