Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

RGE promove regularização no fornecimento de energia elétrica em Cachoeirinha

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   10/12/2015

Caxias do Sul, 11 de dezembro de 2015 - A Rio Grande Energia, empresa do Grupo CPFL Energia, iniciou, no final do mês passado, a regularização de 112 entradas de energia elétrica no loteamento Chico Mendes, em Cachoeirinha, na região Metropolitana de Porto Alegre. Parte dos moradores beneficiados pela ação conduzida pela Gerência de Eficiência Energética da RGE é de famílias prejudicadas pelas enchentes que atingiram o município em setembro e outubro deste ano. O investimento da companhia é de mais de R$ 186 mil. 

O programa, no entanto, não se resume à regularização da entrada de energia elétrica nas moradias. O processo começa com a construção de um relacionamento entre a concessionária e a comunidade. O coordenador de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, destaca que o primeiro passo é detalhar quais serão as mudanças na região e sua importância para os moradores.  Somente após essa etapa de estreitamento na relação com a comunidade é que a tecnologia de rede com o cabo concêntrico e medidor antifraude são implantados. 

Com essa nova tecnologia, a energia chega às residências com mais qualidade e torna o sistema mais confiável para todos que vivem no loteamento. Esse novo modelo também é uma forma de garantir a segurança da população, pois limita as intervenções na rede, evitando os acidentes com ligações clandestinas. Além disso, a regularização vai evitar sobrecargas à rede, o que beneficiará todos os consumidores atendidos pela RGE.

Após a chegada do projeto, Deters explica que a RGE desenvolve uma ação de conscientização da comunidade sobre os benefícios de se ter um sistema elétrico com mais qualidade e legalizado. “Asseguramos que as famílias tenham acesso à energia de qualidade e com segurança, além de garantir cidadania aos novos clientes. Com a energia regularizada, eles passam a contar com uma fatura que comprove seu endereço, podendo inclusive buscar opções de crédito e crediário em outras instituições”, ressalta Deters. 

Até o final de 2015, a concessionária pretende regularizar 500 residências em sua área de concessão e outras 500 unidades consumidoras ao longo de 2016. Podem ser regularizadas pela RGE as residências que possuem viabilidade técnica e que não estejam em áreas de proteção ambiental ou em áreas invadidas em não conformidade junto às prefeituras.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há 14 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 122 milhões em 65 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 78.576 kW e de energia conservada de 267.777 GWh/ano.

Tags:
    rge; regularização; fornecimento; energia; energia elétrica; cachoeirinha; rio grande do sul; cpfl