Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Projeto da RGE é um dos vencedores do 23º Prêmio Expressão Ecologia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   25/08/2016

Caxias do Sul, 26, de agosto de 2016 – O projeto de Arborização Urbana da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, é o vencedor do 23º Prêmio Expressão Ecologia. O projeto da RGE, contemplado na categoria Turismo e Qualidade de Vida, completou uma década em 2015 e fez o plantio de mais de 7 mil mudas em 88 municípios do Rio Grande do Sul. A premiação é uma iniciativa da Editora Expressão e foi criada para valorizar ações de empresas do Sul do Brasil que contribuam com a preservação ambiental.

O Troféu Onda Verde será entregue aos ganhadores em 20 categorias da premiação em uma cerimônia durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, que acontece nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, em Florianópolis, em Santa Catarina.

Desde 2005, quando iniciou, o Projeto de Arborização Urbana RGE, teve investimento de mais de R$ 600 mil no plantio de 46 espécies nativas do Estado. A ação foi pensada pela companhia para atuar nas comunidades onde a empresa está presente com o objetivo de auxiliar na melhoria do clima, na qualidade do ar e no paisagismo de cidades.

Todas as ações foram desenvolvidas em parceria com os órgãos ambientais municipais e do Estado e fazem parte do programa de reposição florestal decorrente da construção e manutenção do sistema elétrico da RGE.

Entre as espécies plantadas estão árvores frutíferas e ornamentais, como o Ipê Roxo e Amarelo, Primavera, Goiaba-Serrana, Cerejeira, Guabiroba e Angico Vermelho. Espécies ameaçadas de extinção, como a Corticeira da Serra, também foram utilizadas no Projeto. As mudas foram plantadas em parques e praças, escolas, creches, no entorno de centros esportivos, áreas de preservação ambiental, ruas e avenidas das cidades.

De acordo com o consultor ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens, o projeto da concessionária caminha lado a lado com os planos diretores das cidades que contemplam arborização urbana, mas que têm recursos escassos para implementar as ações. “Sabemos a importância que o projeto tem para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente nas comunidades onde estamos inseridos. Essa premiação revela um indicativo de que estamos no rumo certo e fazendo nossa parte como uma empresa responsável”, avalia Steffens.

Além do Projeto de Arborização Urbana, a RGE realiza, todos os anos, outras duas campanhas que já distribuíram mais de 1,5 milhão de mudas no Rio Grande do Sul. Por meio da Campanha de Repovoamento da Araucária, a concessionária, desde 2002, fez a doação de mais 1 milhão de mudas da árvore que é um dos símbolos do Rio Grande do Sul e está ameaçada de extinção.

A companhia também realiza, anualmente, a Campanha Plante Árvores Nobres, em que são doadas à comunidade mudas de espécies nativas com o objetivo de  valorizar espécies arbóreas raras e nobres e fomentar a geração de renda dos produtores rurais por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa. Nesta campanha, cerca de 450 mil mudas foram doadas desde 2003.
Tags:
    rge; premiação; meio ambiente; arborização urbana; onda verde; expressão ecologia; rio grande do sul, sul do país