Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia certifica Hospitais Filantrópicos

Escrito por:

Assessoria de imprensa   29/09/2014

​​​Campinas, 30 de setembro de 2014 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, entrega hoje a certificação do Compromisso pela Qualidade Hospitalar (CQH) e do Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo (CEALAG), para 15 hospitais filantrópicos do interior de São Paulo. As instituições concluíram a terceira fase do Programa CPFL Energia de Revitalização de Hospitais Filantrópicos e registraram evolução de 87% na pontuação da certificação. Além da certificação dos hospitais,  a CPFL Energia lança, hoje, a próxima fase do Programa, que contemplará as cidades de Barretos e Marília.

O Programa, cujo investimento total alcançou R$ 5 milhões, já beneficiou mais de 80 entidades do interior de São Paulo e capacitou aproximadamente 34 mil profissionais. Pesquisa realizada com usuários dos hospitais participantes, que totalizam 4,5 milhões de pessoas, registram uma média de 82% de satisfação com o atendimento. Além da redução de custos de operação dos hospitais, o Programa promoveu diminuição de 40% no tempo de espera nos prontos-socorros, queda de 21% dos casos de infecção hospitalar e de 13% no tempo de permanência dos pacientes nas instituições.

"A CPFL Energia optou por adotar ações de sustentabilidade por meio da disponibilização de consultoria de gestão para aumentar a eficiência hospitalar", destaca Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial de Relações Institucionais.

O objetivo do Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos, desenvolvido desde 2005 pela CPFL Energia, é elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades, com critérios de excelência sistematizados pela Fundação Nacional da Qualidade. Em um trabalho realizado durante dois anos nas instituições, gestores e consultores do CEALAG constroem o planejamento estratégico anual, criam e revisam indicadores administrativos, financeiros, revisam procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, ambientais e sociais.

Certificação CQH

A certificação do CQH, que entregue aos hospitais na terceira fase do Programa, é dividida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação obtida pelas instituições. Os critérios de pontuação foram definidos pelo CQH para hospitais com mais de 150 leitos. Outro critério de avaliação, criado pela CPFL em parceira com o CEALAG para hospitais de 50 a 150 leitos, também possui as mesmas três categorias e reconhece os esforços das instituições para melhorar os seus processos internos. Além da capacitação e transferência de tecnologia de gestão, fomenta a criação de redes, mobilização social, voluntariado e realiza projetos de eficiência energética. São trocadas lâmpadas comuns por econômicas, equipamentos antigos por novos, ações que impactam na redução do consumo de energia.

Histórico

Desenvolvido pela CPFL em parceira com o CEALAG e FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo), e apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Programa de Revitalização Hospitalar privilegia as instituições filantrópicas das cidades atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo.

O apoio sistemático aos hospitais filantrópicos teve início em 1997, a partir da privatização do setor elétrico. Até 2004, a CPFL Energia baseava suas ações em doações, principalmente de equipamentos hospitalares. A partir de 2005, quando recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), a CPFL revisou e mudou seu posicionamento em relação às instituições beneficentes. Substituiu as práticas assistencialistas pelo compartilhamento de informações e estímulo à formação de redes.

Entre 2005 e 2007, foi implantado um projeto piloto beneficiando 19 hospitais das regiões de Franca e Piracicaba. O sucesso motivou a difusão da iniciativa para todos os hospitais filantrópicos atendidos pela CPFL Energia no Estado de São Paul.

 Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 101 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do segundo trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 9º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    Hospitais Filantrópicos, Sustentabilidade, CPFL Energia