Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Jaime Spitzcovsky fala sobre “China, 40 anos de reformas e os novos caminhos do século 21” no Café Filosófico CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   23/09/2019

O jornalista Jaime Spitzcovsky fala sobre “China, 40 anos de reformas e os novos caminhos do século 21” no Café Filosófico CPFL desta segunda-feira, 27/09, às 19h. A gravação do encontro, com entrada gratuita no Instituto CPFL, em Campinas, e transmissão ao vivo nas redes sociais (confira abaixo), encerra a série especial do Mês da Cultura Chinesa do programa.

No encontro, Spitzcovsky pretende mostrar como, ao deslanchar o processo de reformas, 40 anos atrás, o líder chinês Deng Xiaoping deu inicio ao redesenho do país mais populoso do planeta e provocou mudanças estruturais no cenário internacional. Com o regime batizado “socialismo com características chinesas”, o Partido Comunista manteve poder político concentrado, injetou doses de capitalismo e criou expressiva classe média.

A China passou a ter a segunda maior economia do mundo em 2010 e hoje começa a incomodar a hegemonia global dos EUA ao investir em produção tecnológica e ao ampliar sua influência além das fronteiras asiáticas. Pequim investe também na ampliação de sua capacidade diplomática e na construção de uma imagem internacional associada à inovação, em contraste com a percepção de um modelo baseado na industrialização. É a vez do “created in China”, no lugar do “made in China”.

Antes do debate, o público pode aproveitar e conferir a exposição “Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL” na Galeria de Arte do Instituto CPFL. A mostra é resultado de uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo e apresenta ao público uma seleção de 35 pinturas, incluindo criações de artistas como Flávio de Carvalho, Iberê Camargo, Leda Catunda, Paulo Pasta e Tomie Ohtake.

Com entrada gratuita, a exposição, que fica em cartaz até 30/11, conta com peças que evidenciam a herança da pintura impressionista no Brasil.

A exposição conta com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. O agendamento de visitas em grupo pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com​ ou pelo telefone (19-3756-8000). 

Tags:
    Jaime Spitzcovsky; Café Filosófico CPFL; Instituto CPFL; China, 40 anos de reformas e os novos caminhos do século 21;