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CPFL Piratininga está preparada para fornecer energia com qualidade durante as férias de verão

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Assessoria de imprensa   22/12/2016

Empresa se investiu R$ 18 milhões na sua rede e preparou suas equipes para atender aumento de demanda

 

Santos, 23 de dezembro de 2016 – Com a finalidade de garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade para a população litorânea durante a temporada de férias de verão, a CPFL Piratininga montou um esquema especial de atendimento. A distribuidora do Grupo CPFL Energia, que atende 625 mil clientes em cinco cidades da Baixada Santista (Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande e o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá), está preparada para este período em que a população das cidades litorâneas costuma aumentar, provocando também o crescimento no consumo de energia. Neste período, a carga de todos os municípios da Baixada Santista passa a ser 45% maior do que a normal, indo de 1.221 MVA para 1.775 MVA, segundo a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo. Em algumas cidades, a carga pode aumentar ainda mais, dependendo da ocasião.

 

Para manter o padrão de confiabilidade do fornecimento de energia e suprir a demandas extra do período, a distribuidora realizou diversas ações de melhoria durante o ano de 2016. Em linhas gerais, as cidades da região contaram com a ampliação de suas redes elétricas, substituição de equipamentos, aumento da capacidade de subestações e ações de suporte ao crescimento do mercado, preparando o sistema para o aumento futuro da demanda por energia tanto do parque industrial quanto no consumo das classes comercial e residencial.

 

Entre os investimentos pode-se destacar, por exemplo, obras como o melhoramento em 37,6 quilômetros (km) da rede primária da região; melhorias em 149 km da rede secundária; substituição de 157 transformadores; substituição de 290 para-raios e chaves fusíveis; troca de 3.313 cruzetas. As equipes também realizaram a colocação de cerca de 500 espaçadores (entre os cabos) nas redes, além da substituição de 1,5 mil postes. Para concretizar esses e outros trabalhos realizados nos municípios da Baixada Santista, a CPFL Piratininga investiu, até setembro, em torno de R$18 milhões.

 

Além dos investimentos em melhoria e manutenção de sua rede elétrica, a distribuidora adotou providências para garantir o atendimento ao cliente com agilidade e rapidez. A logística de distribuição das equipes de atendimento foi planejada com a colocação de pessoal e veículos em pontos estratégicos de todas as cidades, possibilitando o rápido atendimento em caso de falta de energia. A empresa mantém 243 equipes próprias e conta ainda com o reforço de mais 75 equipes terceirizadas, que atuam em obras de melhoramento e construção de redes de distribuição de energia elétrica, em apoio a situações de contingência.

 

Com apoio da Secretaria Estadual de Energia e da Agência Reguladora de Saneamento e Energia Elétrica (Arsesp), a CPFL Piratininga participou de reuniões com a Companhia de Transmissão Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e outras distribuidoras que atendem as cidades da Baixada Paulista, e desenvolveram em conjunto um plano de ação para a temporada de verão. A CEETP, em conjunto com a CPFL, manterá um helicóptero estacionado na Baixada Santista para atendimento no litoral paulista durante os feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval. A CPFL também realizou encontros com a Ecovias, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Civil, das cidades atendidas, para estreitar seu relacionamento institucional com estas organizações.

Este ano, para contribuir ainda mais para a confiabilidade do sistema, a região conta com a nova linha de transmissão São José dos Campos-Paraibuna em 138 kV e a conversão da linha de transmissão Paraibuna-Caraguatatuba de 88 kV para 138 kV. Nas cinco cidades da sua área de concessão na Baixada Santista, a CPFL Piratininga conta com uma infraestrutura de sistema que possui 16 subestações, 138 km de linhas de transmissão, 1,328 mil km de redes primárias e 2,089 mil km de redes secundárias.

 

A CPFL Piratininga orienta os clientes que tiverem problemas de falta de energia a entrarem em contato com a empresa através dos canais de atendimento:

 

·         Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)

·         Site: www.cpfl.com.br

·         SMS: enviar para 27304 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)

·         E-mail: piratininga@cpfl.com.br

·         Contact Center: 0800 0 10 25 70 (ligação gratuita)

·         Agências de atendimento presencial

 

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