Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Eficiência Energética da RGE faz doação para atingidos por vendaval em São Francisco de Paula

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   28/05/2017

São Francisco de Paula, 29 de maio de 2017 – Depois de formar uma força-tarefa para recompor a rede de distribuição de energia elétrica de São Francisco de Paula, devastada na manhã de 12 de março por um vendaval histórico, em tempo recorde, a Rio Grande Energia (RGE) fez uma nova ação na cidade da Serra Gaúcha. Por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE), a distribuidora do Grupo CPFL Energia, investiu R$ 230 mil na substituição de equipamentos danificados pela força dos ventos e o volume acentuado de chuvas. No total, 100 famílias foram beneficiadas com os novos padrões de entrada de energia doados pela concessionária.

A ação do PEE fez a substituição dos padrões de energia danificados e daqueles que foram derrubados por rajadas de vento superiores a 80 Km/h. A avaliação das propriedades beneficiadas e a instalação dos novos equipamentos foram realizadas por técnicos da RGE e abrangeram a parcela da população que contabilizou os maiores prejuízos com o fenômeno climático.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia, uma das missões do PEE é auxiliar os consumidores. “Com esse tipo de investimento ajudamos no fortalecimento da cidadania aos nossos consumidores e ainda estabelecemos boas práticas de segurança, uma vez que o material utilizado e as instalações seguem o que está determinado pelas normas técnicas”, assinala Zaia.

Três dias depois do município de São Francisco de Paula ter sito atingido pelo vendaval, que foi classificado por alguns institutos de meteorologia como sendo um tornado, a RGE conseguiu recompor completamente a rede de distribuição de energia elétrica.

A Consultora de Negócios, Polyanna Souza da Cunha, lembra que desde o final da manhã do dia 12, quando centenas de postes da área urbana da cidade e estruturas da transmissão foram danificadas, uma força-tarefa foi criada pela RGE para reconstruir o sistema da cidade. “Contamos com 60 equipes que instalaram mais de 300 novos postes e reconstruíram 15 Kms de rede trabalhando dia e noite e em locais de difícil acesso. Sabíamos que a população estava fragilizada e por isso tínhamos que agir com velocidade”, lembra Polyanna.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE - RGE), existente há 16 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como: substituição de equipamentos ineficientes, doação de lâmpadas, adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, dentre outros. Com um investimento de mais de R$ 162 milhões em 86 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 84.783 kW e de energia conservada de 286.013 GWh/ano, desde 2001.
Tags:
    rge; investimento; programa de eficiência energética; são francisco de paula; vendaval