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CPFL Piratininga regulariza 12.704 mil fraudes e recupera 30.70 GWh no primeiro semestre de 2021

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   08/09/2021

Regularizações de fraudes apresentam alta de 65% na comparação com 2019 e 77 % em relação a 2020

Na região da Baixada Santista, o número regularizações foi de  6.269 casos no período

Santos, 9 de setembro de 2021. Com apoio de denúncias, de tecnologia e da polícia, a CPFL Piratininga realizou ações de combate a fraudes e regularizou, apenas no primeiro semestre de 2021, 12.704 gatos de energia em todas as cidades da sua área de concessão.

Na comparação com o mesmo período de 2019 houve aumento de 65%. Frente a 2020, o aumento foi de  77%.  Investimentos no uso de inteligência, tecnologia e o uso do canal de denúncias têm coibido as fraudes.

As regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Em junho de 2021, a perda de energia da concessionária, causada por fraudes e furtos, foi de 7,81% ante 7,6% no mesmo período do ano passado.

Dentro do combate contra fraudes e furtos, a CPFL Piratininga realizou, no primeiro semestre de 2021, 65 ações de Segurança Patrimonial, registrou 243 boletins de ocorrência e efetuou 3 conduções de infratores à delegacia.

“Seguimos intensificando as ações de combate ao furto e à fraude, com o uso contínuo de tecnologias de ponta e treinamento especializado das equipes em processos de monitoramento e análise. Parcerias com Prefeituras e autoridades policiais também permitem que possamos dar continuidade às fiscalizações e, assim, garantir um melhor fornecimento de energia para os clientes”, afirma Carlos Zamboni Neto, presidente da distribuidora.

A CPFL Piratininga reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia e é perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município. 

Os clientes da CPFL Piratininga podem contribuir - de forma sigilosa - para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]. No segundo trimestre de 2021, a CPFL Piratininga realizou 7.889 inspeções oriundas de denúncias realizadas.

Entre os municípios com maior volume de fraudes e furtos identificados em todas as cidades atendidas pela CPFL Piratininga, no primeiro semestre de 2021, São Vicente está em primeiro lugar com 1.864 casos. Praia Grande ocupa a segunda posição com 1.620 e Santos fica em terceiro com 1.414 casos.  

Veja o ranking completo da região:

AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA

CPFL PIRATININGA - 1º semestre

 

2020

2021

Município

Inspeções

Fraudes

Inspeções

Fraudes

Praia Grande

18340

1396

14115

1620

Santos

9474

911

11177

1414

São Vicente

13430

1368

12685

1864

Cubatão

3124

241

3132

410

Guarujá

2435

316

4927

961​


Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resulta em maior eficiência do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em consumidores sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evita a reincidência de furtos.

Para os projetos de blindagem de rede, blindagem de medição e regularização de consumidores clandestinos, a CPFL Energia prevê um investimento de R$ 1,02 bilhão até 2025, o maior valor voltado para ações contra furtos e fraudes realizado pela concessionária. Neste período serão blindados mais de 220 mil clientes com caixas blindadas, 6.600 clientes com conjuntos de medição e serão regularizados 105 mil consumidores com ligações clandestinas em toda a área de concessão.

Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. 

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.


Tags:
    Santos; CPFL Piratininga; . Fraudes e furtos de energia são crimes