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CPFL Piratininga registra aumento de 56,6% em 2017 no número de fraudes e furtos na rede elétrica na Baixada Santista

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   21/02/2018

​Distribuidora identificou mais de 12 mil casos de irregularidades na região​

Santos, 22 de fevereiro de 2018 – A CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia que atende 1,7 milhão de clientes em 27 municípios do interior e litoral de São Paulo, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia na Baixada Santista (Santos, Cubatão, São Vicente Praia Grande e o distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá). Em 2017 ante 2016, a concessionária registrou um crescimento de 56,6% no número de fraudes e furtos de energia, passando de 7,7 mil para 12,06 mil casos.

O resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, que vem adotando novas tecnologias e aplicando mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Por conta disso, a companhia ampliou em 37,5% o número de inspeções na região. Em 2017, foram executadas 51,124 mil inspeções em clientes residenciais, comerciais e industriais, frente 37,180 mil em 2016. 

Ao longo dos últimos 12 meses de 2017, a CPFL Piratininga conseguiu recuperar um volume de 28,9 mil MWh de energia furtada, número que seria suficiente para abastecer mais de 16 mil famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano.

O volume de energia recuperado pela CPFL Paulista em 2017 representa crescimento de 56,6% na comparação com os resultados alcançados em 2016. Na ocasião, o volume recuperado totalizou 18,5 mil MWh, suficiente para abastecer 10,3 mil residências.

CidadeAnoInspeções realizadasIrregularidades

MWH

Recuperado

Casas por 1 ano
Santos20168.4561.8224.3732.429
201712.8153.0847.4024.112
Praia Grande201612.5472.2415.3782.988
201715.6233.6338.7194.844
Cubatão20161.649318763424
20173.9958001.9201.067
Vicente de Carvalho20163.0297521.8051.003
20174.0741.2783.0671.704
São Vicente201611.4992.5716.1703.428
201714.6173.2677.8414.356
Total201637.1807.70418.48910.272
201751.12412.06228.94916.083


Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, o aumento da inteligência no monitoramento tem sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora. “As inspeções na Baixada Santista aumentaram significativamente, possibilitando a identificação de um maior número de irregularidades na rede. A integração com os órgãos públicos e autoridades policiais tem sido fundamental nessas operações que visam o combate às ligações clandestinas”, afirma o executivo.

Furtos e fraudes são considerados crime

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.

Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

A fraude e furto de energia também tem um impacto social significativo, uma vez que não há arrecadação de impostos sobre a parcela de energia furtada. Isso diminui a disponibilidade de recursos do poder público para investimentos em saúde, segurança e educação. 

Atuação preventiva

O Grupo CPFL desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais. 

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes. 

Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% no total de perdas de energia de suas distribuidoras, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população. 

Mais informações para a imprensa:
atendimento.cpfl@loures.com.br
(11) 3181.5509

Tags:
    Fraude; Furto; CPFL Piratininga