Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Piratininga lança programa educacional Tamboro em Santos

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   17/10/2017

Santos, 18 de outubro de 2017 – A CPFL Piratininga, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 1,7 milhão de consumidores em 27 municípios do interior e litoral paulista, lança hoje, em Santos, o programa educacional Tamboro, para capacitação pedagógica e implantação de plataforma de ensino adaptativa baseada em jogos. Serão beneficiados 7.650 alunos e 150 educadores em nove escolas municipais da cidade.

O projeto, que receberá R$ 1,7 milhão em investimentos da CPFL Piratininga e não terá custos para a Prefeitura de Santos, tem o objetivo de implantar novas metodologias educacionais, diminuir a defasagem idade-série e impactar positivamente no resultado das avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por meio da utilização de uma plataforma adaptativa de aprendizagem baseada em jogos.

Para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental será oferecida a plataforma Vivaz. Já os estudantes do 6º ao 9º ano utilizarão a plataforma Ludz. Ambas as plataformas compreendem um conjunto de jogos educacionais que apoiam o trabalho curricular na disciplina de matemática.

Com isso, a experiência de aprendizagem do aluno passará a incluir elementos lúdicos comuns a jogos eletrônicos, como desafios, aventura, personagens, trilha sonora e diversão, sem perder a relação direta com as habilidades e competências trabalhadas pela rede de ensino municipal.

Para educadores, o principal benefício está na possibilidade de diversificação do planejamento pedagógico, permitindo o desenvolvimento de aulas que extrapolem o modelo tradicional de conteúdo expositivo. A plataforma também permite que gestores acompanhem o desempenho dos alunos e façam análises comparativas entre diferentes turmas, anos escolares e escolas.

“Com este projeto, reforçamos o nosso compromisso em contribuir com a efetividade das políticas públicas, atuando como ponte entre ideias e público-alvo, além de ampliar os investimentos sociais do Grupo CPFL e o apoio às nossas comunidades”, afirma o diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol.   

Com a formalização da parceria com a Prefeitura de Santos, após assinatura do Termo de Cooperação, o projeto será executado em três fases: a primeira, entre outubro e dezembro deste ano, compreende ações de sensibilização, mobilização e engajamento da equipe de educadores, coordenação e direção das escolas beneficiadas; a segunda, ao longo de 2018, envolve a formação e uso da plataforma por alunos, professores e gestores; e a terceira fase, em 2019, que é a cessão gratuita da ferramenta à Prefeitura pela Tamboro por mais um ano.

Ao investir no projeto Tamboro, a CPFL Piratininga contribui com o Programa Municipal de Justiça Restaurativa (Lei Municipal Nº 3.371 de 11 de julho de 2017). Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Santos que forma educadores, técnicos do judiciário e membros da comunidade para serem agentes da paz, atuando como mediadores de conflitos por meio do diálogo. 

Subcrédito Social

O investimento da CPFL Piratininga no projeto Tamboro faz parte da estratégia de uso dos recursos do subcrédito social, uma linha de crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quando uma empresa contrata um financiamento para a realização de investimentos. Com este crédito, a companhia tem buscado apoiar negócios de impacto e políticas públicas que promovam a melhoria dos indicadores sociais de suas comunidades. 

Entre os projetos que já receberam recursos, destacam-se a plataforma educacional Geekie, o projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso e o sistema de classificação de risco de pacientes ToLife.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.​

Tags:
    Sustentabilidade; subcrédito social; BNDES; educação; Tamboro