Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista vence prêmio Maiores e Melhores da revista Exame na categoria Energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   17/06/2014

​​​​​​​​​​Campinas, 18 de junho de 2014 – A CPFL Paulista, distribuidora do grupo CPFL Energia que atua na Região Metropolitana de Campinas e interior de São Paulo, foi a vencedora na categoria Energia na edição 2014 da Maiores e Melhores, premiação organizada pela revista Exame, da Editora Abril. 

A cerimônia, realizada ontem à noite no Clube Monte Líbano, em São Paulo, contou com a presença dos principais executivos do País. O diretor-presidente da CPFL Paulista, Luis Henrique Ferreira Pinto, recebeu o prêmio em nome do Grupo CPFL Energia.

A vitória da concessionária, que atende a mais de 4 milhões de consumidores, é resultado de uma análise de critérios técnicos dos balanços financeiros de 3 mil empresas no ano passado. A CPFL Energia também ficou em 58º lugar entre os 200 maiores grupos empresariais da América Latina e a RGE, concessionária do grupo nas regiões norte e nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, foi considerada a 21ª maior empresa da região Sul do País.

Apesar do cenário desafiador do setor elétrico em 2013, em razão das mudanças regulatórias promovidas pela Medida Provisória (MP) 579 e pela fraca hidrologia no começo do ano, a CPFL Paulista conseguiu ampliar o seu lucro líquido em 46,4% de 2012 para 2013, totalizando R$ 620 milhões. Isso é reflexo do rigoroso controle de custos gerenciáveis executado pela concessionária ao longo do ano passado.

A sólida gestão financeira fez com que a CPFL Paulista obtivesse o melhor retorno sobre o investimento entre as empresas de energia. A publicação destaca a rentabilidade da concessionária, de 53,6%, ante a mediana do setor de 11%.

A CPFL Paulista foi premiada juntamente com outras grandes companhias do mundo empresarial brasileiro, tais como Grupo Votorantim, Gerdau, Telefônica e Natura. A escolha da distribuidora reforça o compromisso da CPFL Energia com a criação de valor para todos os seus públicos interessados. O Grupo já havia vencido a mesma categoria na edição 2013 do prêmio com a CPFL Brasil.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 101 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. 

É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de mais de 7 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. 

Na comercialização, conta com aproximadamente 9% de participação no mercado livre.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, baseado em matriz energética limpa e renovável. A CPFL Geração conta com 2.234 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011, criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 2.988 MW no final de 2013.

O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Emerging Markets. Pelo 9º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa.

Tags:
    exame; prêmio; maiores e melhores;