Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Paulista realiza 3,5 mil podas preventivas em Bauru para garantir o fornecimento de energia

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   03/05/2016


Bauru, 04 de maio de 2016 – Pensando em fornecer energia com qualidade para seus clientes e garantir a segurança da população, a CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia, realizou um programa de afastamento preventivo de galhos da rede elétrica em Bauru. Com apoio dos órgãos ambientais da Prefeitura Municipal, a empresa já podou, desde o começo do ano, aproximadamente 3,5 mil espécies em todo o município. Os bairros contemplados com maior número de intervenções foram Bela Vista, Vila Souto, Vila Falcão, Jardim Vânia Maria, Jardim Industrial, Jardim Ferraz, Jardim Ipiranga, Jardim Prudência, Jardim Shangrilá e Chácara Cardoso. O material resultante das podas está tendo uma destinação ecológica, sendo recolhido, triturado e enviado para instituições locais, como o zoológico.

A presença de galhos de árvores em meio à rede elétrica pode ser um risco ao sistema elétrico. Em dias de chuva, o contato com os cabos energizados compromete o fornecimento de energia. Em caso de queda dos galhos, ou da árvore, os cabos podem se romper e cair sobre transeuntes ou veículos, provocando acidentes e desligamentos que paralisam empresas e deixam milhares de clientes sem energia, sendo essa uma das principais causas de interrupções. As podas realizadas em Bauru têm como objetivo melhorar a qualidade no fornecimento de energia e evitar esses acidentes.

A CPFL Paulista esclarece que realiza somente podas emergenciais e preventivas, visando evitar riscos à segurança das pessoas e ao fornecimento de energia. Critérios técnicos são seguidos para evitar agressões desnecessárias às árvores. Engenheiros, técnicos e eletricistas da CPFL e de empresas terceirizadas recebem treinamento em segurança e meio ambiente para executar a poda de maneira correta. 

Arborização das cidades

Além de realizar as podas preventivas, as distribuidoras da CPFL Energia, presentes em 571 municípios do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, realizam um programa focado na convivência harmoniosa entre a rede de energia elétrica e a arborização urbana. A iniciativa “Arborização Mais Segura” tem o objetivo de contribuir preventivamente para melhoria da segurança e da qualidade de vida da população. 

O programa busca revitalizar a arborização urbana, aumentando o plantio de espécies adequadas, de forma a manter áreas verdes sem que afetem a rede de energia e demais serviços públicos (rede de esgoto, rede de água, rede de gás). A arborização traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população: reduz a poluição, inclusive sonora e visual, aumenta a umidade do ar, reduz o impacto causado pelas águas das chuvas, aumentando a permeabilidade do solo, e proporciona um sombreamento para pedestres e veículos. As mudas fornecidas possuem porte médio de dois metros, o número de mudas varia de acordo com as necessidades levantadas por cada município. Trata-se de um projeto de médio e longo prazo, tendo sido implantado nas cidades de Itatiba e Ourinhos. A meta da CPFL Energia é levar a iniciativa para outras cidades de sua área de concessão, ainda em 2016.

A companhia reforça à população que solicitações de podas de árvores cujos galhos oferecem risco de interferência na rede elétrica podem ser feitas pelos canais de relacionamento da empresa, como o site: www.cpfl.com.br e pelo telefone gratuito 0800-010 10 10, que funciona ininterruptamente. 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,7 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
Tags:
    CPFL Paulista; setor elétrico; energia; podas; Bauru