Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia ingressa em índice de sustentabilidade ligado à Bolsa de Londres pela primeira vez

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   12/02/2017

Campinas, 13 de fevereiro de 2017 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, foi selecionada para compor o FTSE4Good Emerging Index, índice de sustentabilidade empresarial para mercados emergentes ligado à Bolsa de Londres (LSE) para o ano de 2017. Esta é a primeira vez que o Grupo ingressa em um dos índices da família FTSE4Good, e é mais um reconhecimento do mercado de capitais para com o compromisso do Grupo em prol do tema da sustentabilidade.

O FTSE4Good Emerging Index foi criado em dezembro do ano passado e, em sua primeira edição, conta com 457 empresas de 23 países da América Latina, Europa, África e Ásia. Com um valor de mercado de US$ 1,9 trilhão, essas companhias são dos setores de petróleo e gás, materiais básicos, industrial, bens de consumo, saúde, serviços, telecomunicações, elétricas, financeiros e tecnologia. 

“Ingressar no FTSE4Good Emerging Index é um reconhecimento valioso para o Grupo CPFL, que incorporou o tema da sustentabilidade em sua visão de longo prazo”, diz o presidente da CPFL Energia, Andre Dorf. 

O FTSE4Good Emerging Index reúne as companhias com os mais altos níveis de ESG (Environmental, Social and Governance), avaliando as empresas participantes nas dimensões sociais, meio ambiente e governança corporativa. Entre os temas avaliados estão anticorrupção, saúde e segurança, relações trabalhistas, mudanças do clima, gestão dos recursos hídricos, gestão de riscos e direitos humanos. 

Além do índice ligado à Bolsa de Londres, a CPFL Energia recebeu o selo de bronze na edição 2017 do The Sustainability Yearbook, a principal publicação do mundo sobre o tema da sustentabilidade. O documento é elaborado pela RobecoSAM, responsável pela avaliação das empresas para o Dow Jones Sustainability Index. A CPFL Energia foi a única companhia brasileira do setor elétrico a receber a distinção e a estar no seleto grupo das elétricas mais sustentáveis do mundo. 

Atualmente, a CPFL Energia é considerada pela comunidade internacional uma das empresas do setor elétrico mais sustentáveis do mundo. A companhia está a cinco anos seguidos no Dow Jones Sustainability Index (DJSI) Emerging Markets, sendo considerada a mais sustentável entre as elétricas fora da Europa, e a 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa.

“Esses reconhecimentos são fruto da gestão integrada de sustentabilidade que adotamos no Grupo, que considera aspectos econômico-financeiros e socioambientais na tomada de decisão. Nesse sentido, a nossa Plataforma de Sustentabilidade é um importante instrumento de gestão”, complementa Dorf.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É uma das líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

Tags:
    Sustentabilidade; CPFL Energia; FTSE4Good; índice; Andre Dorf