Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia e Instituto Ecofuturo realizam oficina sobre Educação Socioambiental em Campinas

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   06/11/2017

Campinas, 31 de outubro de 2017 -  A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e o Instituto Ecofuturo, organização criada e mantida pela Suzano Papel e Celulose, realizam nesta terça-feira, 31 de outubro, a oficina “O Ambiente Natural como Espaço Educador” em Campinas. A iniciativa conta com a participação de 40 educadores, professores e pessoas da comunidade local e faz parte das atividades para a implantação de uma Biblioteca Comunitária na cidade, com inauguração prevista para o início de dezembro. O projeto é realizado pelo Instituto e tem o investimento da CPFL Energia e apoio da Prefeitura do município. 

A oficina visa fomentar a conexão entre educação e meio ambiente, promovendo a natureza como espaço de aprendizagem e a relação de crianças e adultos com as áreas naturais. “No contato próximo e frequente com a natureza, despertamos a consciência socioambiental e, por meio da leitura, acessamos conhecimento. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos mais responsáveis e, consequentemente, para um futuro mais sustentável”, afirma Michele Martins, responsável pelo programa de Educação Socioambiental do Ecofuturo. 

Com formato participativo, o encontro traz dinâmicas e reflexões para despertar o olhar dos participantes à promoção de leitura sobre e na natureza, apresentando o livro como um excelente instrumento para potencializar a vivência em ambientes naturais. “O contato da criança na natureza impacta em todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive na construção do respeito ao meio e de vínculos de qualidade com as outras pessoas. Alguém que tem essas experiências desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica Michele.

A nova Biblioteca Comunitária será implantada na EMEF Oziel Alves Pereira, localizada no Parque Oziel, que atende atualmente a cerca de mil alunos do ensino fundamental e médio. Aberta também à comunidade, a unidade receberá um acervo composto por 1 mil livros novos de literatura, sendo parte dedicada ao tema meio ambiente. Além dessa oficina, os participantes já realizaram formações sobre Promoção de Leitura e Gestão de Biblioteca, também oferecidas gratuitamente pelo projeto.

O investimento de R$ 1 milhão da CPFL Energia no projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo faz parte da sua estratégia de uso dos recursos do subcrédito social, uma linha de crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quando uma empresa contrata um financiamento para a realização de investimentos. A parceria entre a CPFL Energia e o Instituto Ecofuturo também contempla a implantação de Bibliotecas Comunitárias em Bebedouro e Marília, no interior de São Paulo. 

Sobre o projeto Biblioteca Comunitária 

A conquista de competências para leitura e escrita é a base para a educação de qualidade e desenvolvimento da consciência crítica. Com essa visão, o projeto tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no País.

Em parceria com o poder público, iniciativa privada e comunidade local, o Ecofuturo trabalha na implantação de bibliotecas em escolas públicas, abertas à comunidade, e no incentivo à promoção da leitura. Alguns destaques:

• 107 bibliotecas implantadas em 12 Estados.
• Média de 6 mil atendimentos por ano em cada unidade.
• 4 mil pessoas formadas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.
• Realização de oficinas de gestão e sustentabilidade com representantes do poder público.

Tags:
    Sustentabilidade; Instituto Ecofuturo; biblioteca comunitária; CPFL Energia