Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia e Instituto Ecofuturo abrem inscrição para curso gratuito sobre Promoção de Leitura e Gestão de Biblioteca em Marília

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   09/05/2017

Marília, 09 de maio de 2017 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e o Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, promovem em maio e junho, em Marília, um curso de capacitação para pessoas que desejam atuar em bibliotecas comunitárias ou em escolas. O treinamento será disponibilizado em dois módulos, um sobre Gestão de Biblioteca e outro sobre Promoção de Leitura, cada um com carga horária de 32 horas, dividida em quatro dias.

No total, serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 destinadas a moradores do município ou de cidades do entorno. A iniciativa faz parte do projeto de implantação de uma Biblioteca Comunitária na EMEF Nelson Garibaldi, que está sendo desenvolvido pelas organizações.
 
Para participar do curso é preciso ter acima de 16 anos de idade e residir em Marília ou em cidades próximas – não é necessário ter experiência prévia ou formação na área. O objetivo do treinamento é orientar pessoas que tenham afinidade com a temática de leitura e biblioteca, fornecer noções básicas sobre a profissão de Biblioteconomista e sobre a rotina da biblioteca, além de prepará-las para que desenvolvam ações de promoção de leitura.

As aulas acontecerão na Secretaria Municipal de Educação de Marília e serão ministradas por especialistas em biblioteconomia e literatura da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), responsável pela execução técnica do projeto. As inscrições são gratuitas e a participação nos dois módulos é obrigatória para obtenção do certificado. A logística e a alimentação são de responsabilidade do cursista.

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail jvalmeida@ecofuturo.org.br ou pelo telefone (11) 3503-9036 às segundas, quartas e sextas, das 9h às 16h, com Juliana Almeida. Devido ao número limite de vagas, as inscrições estão sujeitas à disponibilidade.

Informações de serviço: 
Datas: 
Módulo sobre Gestão de Biblioteca – dias 22 a 25 de maio (32 horas – 4 dias)
Módulo sobre Promoção de Leitura – dias 26 a 29 de junho (32 horas – 4 dias)
Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Benjamin Pereira de Souza, 25
Horários: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h (período integral) 
Inscrições e informações: jvalmeida@ecofuturo.org.br / (11) 3503-9036 com Juliana Almeida (segundas, quartas e sextas)

Sobre o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo 

A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e desenvolvimento da consciência crítica. Com esta visão, o projeto tem como objetivo contribuir para a implantação e qualificação de política pública de leitura e de biblioteca, para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores e a universalização de bibliotecas no País. Em parceria com o poder público, iniciativa privada e comunidade local, o Ecofuturo trabalha na implantação de bibliotecas em escolas públicas, abertas à comunidade, e no incentivo à promoção de leitura.  Alguns destaques:

107 bibliotecas implantadas em 12 estados.
Média de 6 mil atendimentos por ano em cada unidade.
4 mil pessoas formadas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.
Realização de oficinas de gestão e sustentabilidade com representantes do poder público.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantém projetos que contribuem para o fortalecimento da prática de leitura e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.192 MW, no final do terceiro trimestre de 2016. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Tags:
    Subcrédito Social; CPFL Energia; Sustentabilidade; projetos sociais;