Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Energia é apontada como uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   12/11/2015

Ranking é realizado pela consultoria A.T. Kearney em parceria com a revista Época Negócios

Campinas, 13 de novembro de 2015 – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, foi selecionada como uma das 20 empresas mais inovadoras do País, segundo ranking elaborado pela consultoria empresarial norte-americana A.T. Kearney, em parceria com a revista "Época Negócios". Com isso, a companhia foi uma das ganhadoras do Prêmio Best Innovator, refletindo a preocupação de investir em inovação na busca por criar valor e ser mais eficiente.

"O reconhecimento da CPFL como uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil se deve ao trabalho consistente que o Grupo tem realizado nos últimos anos na estruturação de um processo de inovação completo", ressalta o vice-presidente de Planejamento e Gestão Empresarial da CPFL Energia, Wagner Luiz Schneider de Freitas. Desde 2011, com objetivo de fortalecer as ações de inovação, a companhia promoveu ampla reestruturação organizacional das áreas envolvidas com o tema.

A então diretoria de Estratégia Empresarial se tornou diretoria de Estratégia e Inovação, reforçando o compromisso do Grupo em priorizar a criação e o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em seus negócios. Como consequência desse processo, a CPFL Energia desenvolveu importantes iniciativas que têm sido reconhecidas pelo mercado, tais como a "Usina de Ideias" e o "InoWatt".

Criado em 2012, o programa "Usina de Ideias" é um fórum aberto em que todos colaboradores da CPFL podem sugerir soluções para aperfeiçoar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade de serviços e produtos, além de criar outros que possam impactar positivamente a vida de nossos clientes. Nesse espaço, os participantes também podem contribuir com sugestões para aperfeiçoar as ideias de outros colaboradores. Desde seu início, já participaram mais de 2.443 mil funcionários, o que resultou em um total de 2.005 mil novas ideias.

Já o "InoWatt", criado em 2014, é um kit de ferramentas de inovação, que disponibiliza métodos para os colaboradores resolverem os problemas de sua área e melhorar seus resultados de maneira criativa. Para isso, combina, de maneira simples e fácil, conceitos e métodos para que qualquer um possa inovar a qualquer momento de forma colaborativa, em um processo com liberdade de escolhas e na busca de soluções.

"Ao longo das interações com os avaliadores, ficou claro o reconhecimento de programas como a Usina de Ideias e o Inowatt, que são ferramentas poderosas na promoção da cultura de inovação dentro da CPFL", afirma Freitas.

Além de envolver o público interno, um dos principais meios de interação com o público externo (empresas parceiras e sociedade) é o programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Serão investidos R$ 190 milhões entre 2013 e 2017 nessa iniciativa, sendo que atualmente existem 34 projetos em andamento, com contratos que somam R$ 148 milhões. Os projetos são financiados pelas próprias empresas do Grupo, em linha com os objetivos corporativos e da regulamentação do setor. Pela regulamentação, prevê-se que parte da receita operacional líquida seja destinada a projetos de eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento.​

Sobre o Best Innovator

Nesta edição (2015) brasileira da pesquisa que a A.T. Kearney realiza em 15 países, 120 empresas participaram de um levantamento. O estudo considera para a pontuação final cinco dimensões de inovação, com pesos diferentes: Estratégia (22%), Processos (24%), Organização e Cultura (21%), Estrutura e Suporte (21%) e Resultado da Inovação (12%). 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.​

Tags:
    inovação; best innovator; 20 mais;