Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL Eficiência vence o prêmio Connected Smart Cities 2016

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/06/2016

Campinas, 23 de junho de 2016 – A CPFL Eficiência, empresa de eficiência energética da CPFL Energia, foi a vencedora do Connected Smart Cities 2016, premiação que reconhece soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades. O case vencedor do Grupo foi o seu posicionamento estratégico para os negócios voltados para a economia de baixo carbono, como a CPFL Eficiência e o ingresso no mercado de geração solar distribuída para comércios e indústrias.

A CPFL Eficiência foi vencedora na categoria “negócios operação”, cuja premiação ocorreu no Rio de Janeiro. O prêmio Connected Smart Cities 2016 contou com a participação de empresas do Sudeste e do Nordeste. Os projetos inscritos foram avaliados em 14 critérios, tais como resultados alcançados, potencial de mercado, contribuição para tornar as cidades mais inteligentes e resolver os seus problemas. 

O tema da sustentabilidade vem ganhando força no planejamento estratégico da CPFL Energia desde 2010, quando passou a ser considerada na tomada de decisão. Desde a então, a Companhia vem reposicionando a sua estratégia, promovendo a criação de novos negócios voltados para a economia de baixo carbono. Em 2011, o Grupo criou a CPFL Renováveis, maior empresa de geração renovável a partir de fontes alternativas, como usinas eólicas, térmicas a biomassa, PCHs e solar.

Em linha com essa estratégia, o Grupo lançou, ao final de 2014, a CPFL Eficiência, que desenvolve soluções customizadas em eficiência energética para clientes industriais e comerciais em sinergia com outros negócios do Grupo. Em meados de 2015, o Grupo ingressou no crescente mercado de geração solar distribuída.

Um dos projetos realizados em linha com essa estratégia é o case Algar, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO. O projeto envolveu a construção de uma usina solar no data center em Campinas (SP), a expansão da planta solar do data center em Uberaba (MG), a modernização dos sistemas de iluminação e climatização e a migração da Algar o mercado livre com a compra de energia de fontes renováveis. A economia gerada pela iniciativa é de 3,5 mil MWh por ano, o suficiente para abastecer 1,450 mil famílias com um consumo mensal de 200 kWh.

“Ao posicionarmos a CPFL Energia para explorar as oportunidades da economia de baixo carbono e criarmos novos negócios, temos o objetivo de oferecer eaos nossos clientes soluções que promovam o uso racional e sustentável dos recursos naturais, que reduzam os seus custos e tragam confiabilidade e segurança energética”, diz a vice-presidente de Operações de Mercado da CPFL Energia, Karin Luchesi.  

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,8 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.144 MW no final do primeiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Tags:
    CPFL Eficiência; Connected Smart Cities; geração distribuída; CPFL Energia; prêmio; eficiência energética