Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

CPFL e RGE investem R$ 150 mil em projeto do COMDICA de Canela

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/08/2016

Canela, 23 de agosto de 2016 – O Grupo CPFL Energia, por meio da distribuidora no Estado, a Rio Grande Energia (RGE), destinou R$ 150 mil para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) da cidade de Canela para o desenvolvimento de um Diagnóstico e Plano de Ação voltado à comunidade. A experiência de mais de 10 anos com o Programa de Apoio aos COMDICAs, motivou o Grupo a contribuir de forma mais efetiva no fortalecimento das ações sociais e na disseminação de políticas públicas. Assim, a interferência em realidades sociais gera ganhos muito mais abrangentes.

“A RGE preocupa-se com a melhoria da qualidade de vida das comunidades em que está inserida e em criar valor para elas.  Neste sentido, busca soluções que garantam as condições necessárias ao pleno desenvolvimento, especialmente àqueles em situações de vulnerabilidade social”, afirma o presidente da RGE, José Carlos Tadiello.

Segundo o acompanhamento feito pela PRATTEIN, consultoria especializada em Desenvolvimento Social, entre 2004 e 2014 em 130 municípios do Brasil, os principais problemas enfrentados pela rede local de proteção da Criança e do Adolescente são: violências domésticas (maus tratos, negligência, abandono), adolescentes em conflito com a lei, envolvimento de crianças e adolescentes com álcool e drogas, ruptura dos vínculos familiares, abuso sexual ou exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e evasão escolar. 

Os Conselhos Municipais da Criança e Adolescente são importantes instrumentos de execução das políticas públicas para esse público, porém a falta de recursos e de capacitação adequada prejudica o entendimento da realidade das crianças e adolescentes nas cidades, e consequentemente a aplicação eficiente dos recursos captados.

A presidente do COMDICA de Canela, Silvana Pätzinger, destaca a importância do apoio da RGE para mudar a realidade do município a médio e, principalmente em longo prazo. Segundo Silvana, o diagnóstico ajudará a projetar a cidade para a próxima década. “Esse diagnóstico proporcionado pelo Grupo CPFL e RGE vai nos dar instrumentos que vão virar ferramentas para ações concretas. É a garantia de que os projetos vão sair do papel e transformarão nossa comunidade”, afirma Silvana.

A execução dos trabalhos de diagnóstico e apontamento de ações para o plano serão desenvolvidos em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Uma das primeiras atividades será o Seminário com a Rede Proteção Social à Infância e à Adolescência. O evento é um encontro que envolverá técnicos de entidades públicas e privadas que atuam com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O seminário acontece no dia 24 de agosto, às 9h, no Auditório do Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela.

Alinhado à sua Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa o Programa CPFL de Apoio aos Conselhos Municipais e Iniciativas Federais, através de leis de incentivo fiscal, atua em quatro diferentes frentes: Conselhos Municipais da Criança e Adolescente, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, pacientes com câncer e pessoas com deficiência física.
Tags:
    rge; cpfl; investimento; projeto; sustentabilidade; comdica; criança; adolescente; canela; rio grande do sul