Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Coordenador de projetos do Grupo CPFL Energia palestra na CIC de Caxias do Sul

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   13/03/2017

Caxias do Sul, 14 de março de 2017 – Todos os anos as distribuidoras de energia elétrica do país provisionam 0,5% ROL para serem investidos em programas de Eficiência Energética. Parte destes recursos é destinado ao financiamento de projetos que precisam ser elaborados por clientes, sejam eles residenciais, comerciais e industriais por meio da Chamada Pública de Projetos. Entretanto, uma parcela do montante disponibilizado pelas não é empregado pois os projetos elaborados pelos interessados não atendem às exigências da Aneel.

Para auxiliar na utilização destes recursos, que somente na área de concessão da Rio Grande Energia ultrapassaram os R$ 4 milhões em 2016, a distribuidora do Grupo CPFL Energia, realiza nesta quarta-feira, dia 15, em parceria com a Câmara de Industria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), uma palestra para auxiliar o meio empresarial na elaboração de projetos que contemplem o regramento do órgão regular. Quem irá palestrar é Cristian Sippel, coordenador da célula de Gestão de Projetos do Grupo CPFL, controlador da RGE.

Sippel, que há 12 anos trabalha na Gerência de Eficiência Energética da CPFL, vai apresentar as melhores práticas, dará informações e dirimir dúvidas de empresários sobre de que maneira montar um projeto de Eficiência Energética que possa estar habilitado a receber os financiamentos da distribuidora.
“Muitas vezes o recurso reservado para ações de Eficiência Energética não é aproveitado pois os projetos possuem algumas particularidades que precisam ser observadas para que eles possam ser aprovados pela Aneel. Queremos, com esse encontro, ajudar os interessados a utilizar nossos financiamentos e estimular o uso consciente de energia elétrica e fomentar o mercado de Eficiência Energética no país”, afirma Sippel.

O encontro desta quarta-feira na CIC é aberto ao público e acontece a partir das 8h15min, no Espaço de Capacitação Empresarial e tem vagas limitadas. A palestra é uma oportunidade a empresários que queiram se habilitar aos financiamentos da Chamada Pública da RGE, que acontece anualmente e que em 2017 terá orçamento de cerca de R$ 4 milhões para o financiamento de projetos.

Quem é o palestrante

Coordenador da Célula de Gestão de Projetos do Grupo CPFL Energia, Cristian Sippel é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem pós-graduação em Engenharia Mecânica em Análise e Desempenho de Sistemas Elétricos Universidade de Caxias do Sul e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Sippel, que foi docente Faculdade de Tecnologia de Caxias (FTEC) ainda conta com Certificação em Medição e Verificação pela Efficiency Valuation Organization (EVO).   
Tags:
    rge; palestra; eficiência energética; caxias do sul; rio grande do sul