Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Contardo Calligaris e Maria Homem lançam livro durante Café Filosófico CPFL especial

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   25/09/2019

Os psicanalistas Contardo Calligaris e Maria Homem participam de um Café Filosófico CPFL especial de lançamento do livro “Coisa de menina? uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo” (Papirus 7 Mares) nesta quarta-feira, 02/10, às 19h.

O livro, que vai orientar o debate, mostra como as discussões sobre gênero parecem ter tomado o centro dos debates na atualidade - entre eles, as questões que envolvem o feminino, que surgem com força e muita polêmica. 

Mas afinal, o que quer uma mulher? Essa famosa pergunta de Freud ecoou ao longo do século XX, quando várias ciências buscavam desbravar o enigma do feminino em franca transformação. 

Ao enigma do feminino, os autores contrapõem o enigma do desejo: de homens, mulheres, lésbicas, gays, trans, neutros e o cada vez mais vasto espectro da sexualidade humana. 

E questionam: o que é e como se revela o desejo? Por que, sobretudo a sexualidade e o corpo da mulher, foram profundamente recalcados no Ocidente? 

Quais as bruxas nos perturbam? A que vêm os feminismos e quais nossos impasses hoje?

A gravação do debate tem entrada gratuita no Instituto CPFL, em Campinas, com retirada de ingressos por ordem de chegada, a partir das 18h. Exemplares da obra poderão ser adquiridos no local, e autografados pelos autores ao fim do bate-papo.

Quem preferir pode acompanhar ao encontro pelas redes sociais do Instituto CPFL (confira abaixo).

Antes do debate, o público pode aproveitar e conferir a exposição “Tinta Sobre Tinta: acervo do MAM no Instituto CPFL” na Galeria de Arte do Instituto CPFL. A mostra é resultado de uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo e apresenta ao público uma seleção de 35 pinturas, incluindo criações de artistas como Flávio de Carvalho, Iberê Camargo, Leda Catunda, Paulo Pasta e Tomie Ohtake.

Com entrada gratuita, a exposição, que fica em cartaz até 30/11, conta com peças que evidenciam a herança da pintura impressionista no Brasil.

A exposição conta com visitas educativas mediadas por educadores que estarão no local para atender ao público. O agendamento de visitas em grupo pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com​ ou pelo telefone (19-3756-8000). 

Tags:
    Contardo Calligaris; Maria Homem; livro; Café Filosófico CPFL especial; Instituto CPFL;