Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Contardo Calligaris, André Mehmari e filmes europeus: os destaques da semana no Instituto CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   22/11/2017

Campinas, 21 de novembro de 2017 - A exibição do filme “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino, abre a programação da semana no Instituto CPFL, em Campinas, nesta quarta-feira, 22/11, às 19h. A entrada é gratuita.

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, o filme acompanha o olhar do jornalista e escritor Jep Gambardella sobre Roma, cidade que, em vez de se adaptar à modernidade, forçou a modernidade a adaptar-se a ela. Aos 65 anos, ele transita em silêncio por um universo agitado da elite italiana sem distinguir nada de novo ou interessante no conflito entre o contemporâneo e o cenário de séculos de História (saiba mais em http://www.institutocpfl.org.br/evento/a-grande-beleza-cine-cpfl/).

Na quinta-feira, 23/11, será exibido o filme “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci. Baseado na Paris de 1968, o longa acompanha a amizade entre um estudante norte-americano e dois irmãos parisienses. Os três compartilham o amor pelo cinema, mas logo a relação se transforma em uma tensão sexual. A história usa extratos de filmes clássicos conforme a realidade do trio é afetada pela radicalização crescente da época (saiba mais em http://www.institutocpfl.org.br/evento/os-sonhadores-cine-cpfl/).

Já na sexta-feira, 24/11, também às 19h, o escritor e psicanalista Contardo Calligaris fala sobre a nova edição do seu livro “Hello, Brasil! e Outros Ensaios: Psicanálise da estranha civilização brasileira” no último Café Filosófico CPFL de 2017.

O livro é resultado de uma série de anotações pessoais realizadas desde que ele deixou a França, no fim da década de 1980, a fim de descobrir por que tinha sido seduzido pelo Brasil a ponto de se estabelecer aqui. A autoanálise foi além do propósito inicial e tornou-se uma análise sobre o Brasil, na qual ele explica vários aspectos da cultura do país, desde a persistência da herança escravocrata até a corrupção política (Saiba mais em http://www.institutocpfl.org.br/evento/lancamento-do-livro-hello-brasil-e-outros-ensaios-psicanalise-da-estranha-civilizacao-brasileira-com-contardo-calligaris/).

Para encerrar, no sábado, 25/11, às 20h, o pianista e compositor fluminense André Mehmari, cujas composições já foram interpretadas por algumas das principais orquestras e grupos de câmara do país, apresenta o concerto gratuito “Sem preguiça, sem limites” no programa Música Contemporânea do Instituto CPFL.

A apresentação é parte da série “Improvisos e influências: a música instrumental brasileira em grande fase”, que tem a curadoria do jornalista e crítico musical Carlos Calado. Confira o programa do concerto em http://www.institutocpfl.org.br/evento/sem-preguica-sem-limites-andre-mehmari/

Mais informações em http://www.institutocpfl.org.br/

Tags:
    Instituto CPFL; cultura; CPFL Energia; Paolo Sorrentino