Campinas, 23 de novembro de 2017 - Quando deixou a França, no fim da década de 1980, o psicanalista italiano Contardo Calligaris começou a fazer uma série de anotações pessoais a fim de descobrir por que tinha sido seduzido pelo Brasil a ponto de se estabelecer aqui. Essa autoanálise foi além do propósito inicial e tornou-se pouco a pouco uma análise do Brasil, em que ele explica vários aspectos da cultura do país, desde a persistência da herança escravocrata até a corrupção política.
Publicado pela primeira vez em 1991, “Hello, Brasil! e Outros Ensaios: Psicanálise da estranha civilização brasileira” resultou em reflexão tão reveladora que é difícil não a considerar uma das mais vigorosas e apaixonantes interpretações já feitas do contemporâneo nacional.
A nova edição do livro – esgotado há anos – foi inteiramente revista, com introdução inédita e novos ensaios, e será lançada no Café Filosófico CPFL que será gravado, com entrada aberta ao público, nesta sexta-feira, 24/11, às 19h, no Instituto CPFL, em Campinas. O encontro terá transmissão ao vivo no site e nas páginas do Instituto CPFL no YouTube e no Facebook.
Calligaris é psicanalista, doutor em psicologia clínica e escritor. Escreve há anos uma coluna com reflexões sobre cultura, modernidade e as aventuras do espírito contemporâneo (patológicas e ordinárias) na Folha de S.Paulo.
Mais informações em http://www.institutocpfl.org.br/agenda/