Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Ciclo de filmes sobre violência e debate sobre medicalização são destaques da semana no Instituto CPFL

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   04/05/2017

Campinas, 02 de maio de 2017 - A exibição de “La Playa” (2012, 90 min, 16 anos), primeiro filme da série sobre violência da Mostra Cinema e Reflexão, do Cine CPFL, na quarta-feira, 03/05, às 19h, abre a programação da semana no Instituto CPFL, em Campinas. A partir desta semana os filmes passam a ser exibidos às quartas e quintas-feiras na Sala Umuarama do Instituto CPFL, sempre com entrada gratuita.

O longa, de Juan Andrés Arango Garcia, conta a história de Tomás, um jovem colombiano negro que foge de sua aldeia, no litoral ​do país, por causa da guerra. Vivendo em Bogotá, uma cidade conservadora e com uma elite predominante, ele sai de casa após o desaparecimento do irmão mais novo, viciado em drogas. Em sua jornada em busca do familiar, ele luta por espaço e para traçar seu próprio caminho na metrópole hostil. 

O drama, uma coprodução colombiana, brasileira e francesa, foi selecionado para o Festival de Cannes e venceu os prêmios de Melhor Filme no Festival de Lima e de Melhor Filme no Prêmio Macondo (Colômbia). Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VYLal87ECck&feature=youtu.be

A Mostra tem sequência na quinta-feira, 04/05, também às 19h, com a exibição de “7 caixas”, de Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori 2012, 105 min, 14 anos), um marco do cinema paraguaio. 

No filme, um jovem que trabalha em um mercado na cidade de Assunção quer comprar um celular, mas, sem dinheiro, acaba aceitando fazer a entrega de sete caixas em troca de 100 dólares. A partir deste momento, passa a correr perigo de vida. 

O drama é vencedor do prêmio do público no Festival de Miami; do Prêmio do Júri da Juventude no Festival de San Sebastián; de melhor roteiro no Festival Digital Skip City (Japão);do  prêmio Nueva Vision no festival de Santa Barbara (EUA); e do prêmio de melhor filme estrangeiro de língua espanhola pela Associação de Críticos da Argentina.

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VQehNzAVjVM&feature=youtu.be

Café Filosófico CPFL. Na sexta-feira, 05/05, às 19h, psiquiatra e psicanalista Alfredo Simonetti fala sobre “A invenção do remédio” no primeiro Café Filosófico CPFL do módulo sobre “Pílulas e Palavras”. No encontro, ele pretender mostrar como a psiquiatria que cuidava das doenças mentais passou a cuidar também da infelicidade cotidiana chamada mal estar contemporâneo.

A palestra, segundo ele, discutirá os avanços tecnológicos e farmacológicos que permitiram esta ampliação de função, e quais os discursos e práticas sociais que o legitimaram. “Vamos debater também se a psiquiatria está obtendo sucesso nesta tarefa ou se está só piorando as coisas”, afirma.

O debate é aberto ao público, com transmissão ao vivo no site e na página do Instituto CPFL no Facebook (https://www.facebook.com/institutocpfl/).

Mais informações em http://institutocpfl.org.br​​

Tags:
    Instituto CPFL; cinema; cultura; CPFL Energia; Cine CPFL; Mostra Cinema e Reflexão