Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Release

Centro de Operações da RGE alerta para possibilidade de novos temporais nesta terça

Escrito por:

Assessoria de Imprensa   25/01/2016

Caxias do Sul, 26 de janeiro de 2016 - O temporal, acompanhado de fortes ventos e raios, que atingiu parte do Rio Grande do Sul na tarde de segunda-feira prejudicou o fornecimento de energia em alguns pontos área de concessão da RGE. A chegada desta massa de ar era acompanhada pelo Centro de Operações da RGE, que mobilizou equipes de campo para minimizar os impactos à rede. 

Entretanto, mesmo assim, do total de 1,4 milhão de clientes atendidos pela concessionária, 36 mil consumidores ficaram sem energia no momento mais crítico do dia. As áreas mais atingidas foram Serra e a área Metropolitana de Porto Alegre. No começo desta manhã o número já havia sido reduzido para 4 mil clientes e a previsão de restabelecimento completo do sistema é de até o meio-dia.

De acordo com o monitoramento do Centro de Operações, a massa de ar que provocou o temporal de ontem se dissipou durante a madrugada. Porém, uma nova frente fria se formou sobre a Argentina e a tendência é de que ela alcance o Rio Grande do Sul nas próximas horas. Há previsão de novos temporais com rajadas de vento e grande concentração de descargas atmosféricas (raios) na área de concessão da RGE.
 
Em situações climáticas adversas o principal motivo que leva à falta de energia são fatores externos, como quedas de árvores sobre a rede elétrica, interferência de galhos ou objetos lançados na rede pela força dos ventos, rompimento de cabos também pelas rajadas de vento e descargas atmosféricas (raios). 

Nas áreas rurais, de difícil acesso para os veículos das equipes, ou que necessitam de execução de obras o operações complexas, como substituição de postes e remoção de árvores de grande porte, podem levar mais tempo para que a energia seja restabelecida. A empresa ressalta que as equipes dão prioridade ao atendimento a hospitais, escolas e outros órgãos públicos, além de consumidores com UTI domiciliar.

Durante os temporais, em algum momento, por causa do volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Entretanto, os consumidores contam com os demais canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica que são eles:  

Pela internet: www.rge-rs.com.br
Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone. 

Tags:
    rge; centro de operações; alerta; temporal; rio grande do sul